Logo

Sua saúde

2 minutos de leitura

Rinite alérgica em tempos de pandemia

Conheça o blog do Hospital Leforte: conselhos sobre nutrição, saúde mental, sintomas e prevenção de doenças, elaborado por médicos e especialistas da área da saúde.
EL
Equipe Leforte - Equipe Leforte Atualizado em 30/07/2020

A rinite alérgica é uma doença crônica caracterizada por sintomas relacionados a exposição a um alérgeno. Esses sintomas também podem estar presentes como primeiros sinais da infecção pelo novo Coronavírus, trazendo dúvidas na interpretação desses sintomas.

No entanto, apesar de ser uma doença crônica, a rinite não se enquadra como um fator de risco para a piora da Covid-19. Ela se caracteriza por coriza, prurido nasal, congestão nasal e espirros relacionados ao processo inflamatório local (da mucosa nasal). A rinite alérgica não causa alterações sistêmicas, diferente da infecção pelo novo Coronavírus que pode afetar diversos sistemas e causar processos inflamatórios generalizados. Além disso, a rinite não apresenta ação no sistema imunológico. Em outras palavras, podemos dizer que o sistema imunológico das pessoas com rinite alérgica é tão eficaz no combate às infecções quanto o de outras pessoas que não a tenham.

O importante diante dessa pandemia é o controle dos sintomas da rinite. Se eles estiverem controlados e houver sintomas relacionados à infecção pelo Coronavírus, o diagnóstico precoce ocorre mais facilmente. O tratamento da rinite muitas vezes é feito com corticoides tópicos, que também trazem insegurança no uso, devido a sua ação no sistema imunológico. Contudo, no caso da rinite alérgica, como as doses utilizadas são baixas e há baixa absorção sistêmica, a medicação é eficaz e não traz contraindicações referente a infecção pela Covid-19.

Dra. Talita Boulhosa, pediatra e alergolista no Kids Forte.

Conheça nossa Unidade Kids Leforte, localizada na Av. Washigton Luis, em Santo Amaro.

Conta com um completo serviço de Pediatria. Profissionais capacitados desde Pronto atendimento, consultas ambulatoriais com especialistas em diversas áreas da Pediatria, realização de procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 21h30. Sábado, domingo e feriado, das 7h às 19h. Os mesmos horários valem para o Pronto Atendimento.

Agende aqui uma consulta com o especialista

Conheça as medidas do Grupo Leforte para dar segurança nos atendimentos em tempos de pandemia.

Veja como está o atendimento das unidades do Grupo Leforte em função do Coronavírus.

Ouça o podcast do Grupo Leforte sobre tratamentos e cuidados de saúde que não podem esperar.

Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.

Escrito por
EL

Equipe Leforte

Equipe Leforte
Escrito por
EL

Equipe Leforte

Equipe Leforte