Logo

Sua saúde

2 minutos de leitura

Grupo Leforte cria programa para escolas voltarem às aulas presenciais com segurança

Conheça o blog do Hospital Leforte: conselhos sobre nutrição, saúde mental, sintomas e prevenção de doenças, elaborado por médicos e especialistas da área da saúde.
EL
Equipe Leforte - Equipe Leforte Atualizado em 29/09/2020

Iniciativa inclui análise individualizada de cada instituição, treinamento de funcionários e professores, testagem para COVID-19 e monitoramento do fluxo de alunos

O Grupo Leforte criou um programa para garantir que as escolas estejam preparadas da melhor forma para o retorno das aulas presenciais. São quatro etapas desenvolvidas por equipe de saúde multidisciplinar, que avalia de forma individualizada as necessidades de adequação de cada instituição de ensino, ministram treinamentos para funcionários e professores, fazem a testagem dos colaboradores e monitoram a chegada dos alunos.

As escolas que fazem a adesão ao programa recebem o Selo Leforte, que assegura às escolas a comprovação de que estão adaptadas para o controle eficiente do risco de contágio pelo novo Coronavírus.

“Embora as recomendações das autoridades de saúde sejam amplamente conhecidas, notamos que as lideranças das escolas estavam com muitas dúvidas. Havia a preocupação em garantir a aplicação eficiente das recomendações”, conta a Dra. Denise Bedoni, pediatra do Grupo Leforte.

O programa consiste em quatro etapas:
1ª etapa

  • Reconhecimento de campo com equipe multidisciplinar.

2ª etapa

  • Plano de ação, com validação de médico infectologista.

3ª etapa

  • Orientação aos colaboradores sobre os principais pontos de atenção e monitoramento de alunos.
  • Treinamento para aferição de temperatura e controle de acesso à escola.
  • Orientação às equipes de limpeza sobre as melhores técnicas de higienização e uso de sanitizantes.
  • Checklist das adequações dos ambientes das escolas (fluxo de alunos, uso dos espaços, sinalização, brinquedotecas, etc)
  • Testagem dos colaboradores.
  • Acompanhamento do primeiro dia de aula para orientação e melhorias dos processos.
  • Implantação de plano de contingência, em casos suspeitos.

4ª etapa

  • Acompanhamento semanal por até três meses para melhorias dos processos no ambiente escolar.

_“Muitas crianças estão em casa sem a estrutura adequada para o cumprimento da grade curricular e, portanto, com prejuízos a um período sensível da aprendizagem”, r_essalta a Dra. Denise. A especialista reforça que a presença na escola pode favorecer, em muitos aspectos, o processo de aprendizado e a integração social da criança.

Sobre o Leforte

O Grupo Leforte possui três unidades hospitalares que somam 620 leitos, sendo duas em São Paulo, nos bairros da Liberdade e do Morumbi, e outra em Santo André, no ABC Paulista. Também possui unidades especializadas em Oncologia, em Higienópolis, Alphaville e Osasco, e uma voltada para Pediatria, em Santo Amaro, além de clínicas em Alphaville e Cotia. O Leforte é o Hospital Oficial do GP Brasil de Fórmula 1.

Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.

Escrito por
EL

Equipe Leforte

Equipe Leforte
Escrito por
EL

Equipe Leforte

Equipe Leforte