Logo

Boletim Covid

1 minuto de leitura

Boletimcovid16

Conheça o blog do Hospital Leforte: conselhos sobre nutrição, saúde mental, sintomas e prevenção de doenças, elaborado por médicos e especialistas da área da saúde.
EL
Equipe Leforte - Equipe Leforte Atualizado em 22/07/2020

Boletim semanal – Covid-19

Boletim #16 – 15 a 21 de julho

Na edição desta semana, você acompanha os principais acontecimentos no Grupo Leforte entre os dias 15 e 21 de julho. Confira nossas notícias no site e siga nossas redes sociais. Boa leitura!

* Dados do dia 22_/07/2020 às 15h10._

Centro de Estudos do Grupo Leforte avalia nova Estratégia para tratamento de DPA

O Centro de Estudos do Grupo Leforte está coordenando um estudo prospectivo, controlado e multicêntrico, que avaliará nova estratégia de anticoagulação no tratamento da doença arterial periférica (DAP), com o objetivo de reduzir revascularização, amputação, reestenose/oclusão e eventos cardiovasculares adversos maiores (infarto, morte ou AVC) em pacientes submetidos a angioplastias de membros inferiores.  A DAP apresenta uma prevalência de 10 a 25% na população acima de 55 anos, sendo que aumenta com a idade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular.

O desenho do estudo clínico, batizado de Agrippa trial, foi publicado no final de junho pela American Heart Journal, uma das mais renomadas revistas do meio científico. A investigação foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e pela Comissão Científica do Grupo Leforte, e está registrada na plataforma internacional de pesquisa clínica (clinicaltrials.gov: NCT04229264).

O Estudo

Por 12 meses será testada a administração da apixabana, um medicamento da classe dos anticoagulantes diretos orais (DOACs), com ácido acetilsalicílico (aspirina). A eficácia e a segurança dessa combinação serão comparadas aos do tratamento padrão, que é feito com ácido acetilsalicílico e clopidogrel.

De acordo com os coordenadores da pesquisa, será testado o potencial dessa nova terapia em melhorar a qualidade de vida de pessoas que sofrem de DAP, reduzindo-se os casos de amputações e reestenose.

“A terapia padrão com ácido acetilsalicílico é usada para evitar o entupimento das artérias e vasos sanguíneos. Porém, não é tão eficaz. Cerca de 65% dos indivíduos que colocam um stent arterial para reduzir os sintomas da DAP terão uma reestenose do membro, e possivelmente até uma amputação do membro acometido em até um ano”, diz Eduardo Ramacciotti, senior-author do desenho do estudo, especialista na área cardiovascular e diretor clínico do Centro de Estudos do HMCG. A expectativa do estudo é reduzir esses casos extremos em até 30%.

Destaques sobre Covid-19 na Mídia

Cinco vacinas já estão em sua terceira e última fase de estudo

Segundo a agência de saúde da ONU, de todas as vacinas em desenvolvimento, cinco já estão em sua terceira e última fase de estudo. Veja quais são:

  • Sinovac (China)
  • Instituto Biológico de Wuhan/Sinopharm (China)
  • Instituto Biológico de Pequim/Sinopharm (China)
  • Oxford/AstraZeneca (Reino Unido)
  • Moderna/NIAID (EUA) – ainda não começou a recrutar voluntários

Fonte: G1

Vacina chinesa começa a ser testada no Brasil

Os primeiros voluntários brasileiros começaram a receber doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac Biotech. O procedimento faz parte da fase 3 de testes da vacina, a última e mais abrangente etapa antes de uma possível aprovação.

Leia mais aqui.

Fonte: Site Super Interessante

Brasileiro lidera pesquisa de vacina em Oxford

Mestre em saúde pública, o médico infectologista Pedro Folegatti, desde fevereiro é dos dos responsáveis pelos  testes que vem sendo realizados no desenvolvimento de uma das vacinas mais promissoras contra o novo coronavírus.

Leia mais aqui.

Fonte: BBC

O que se sabe sobre o papel das células T na imunidade à covid-19

Pesquisas revelam que pode haver outra fonte de imunidade contra o novo Coronavírus, um tipo enigmático de glóbulo branco pode ser crucial na luta contra a covid-19.

Leia mais aqui.

Fonte: BBC

Unidades ambulatoriais Leforte retornam atendimento

Devido a pandemia os fluxos de atendimento das unidades ambulatórias foram alterados. Agora, com a flexibilização e retomada das atividades, todas as unidades ambulatoriais retornam o atendimento seguindo os protocolos higienização e distância segura para os pacientes e os colaboradores.

Confira os novos fluxos de atendimento.

Extensão da nova grade de planos Amil

LIBERDADE

Regimes de atendimento: 

  • Internação (Somente para realização de TMO Autólogo);
  • Ambulatorial (Somente na especialidade de Radioterapia);
  • Externo (Radioterapia/Radiocirurgia, Quimioterapia, Medicina Nuclear, Ressonância e Tomografia (Apenas para pacientes oriundos da Radioterapia)

HMCG

Regimes de atendimento: 

  • Internação
  • Maternidade
  • Pronto-socorro
  • Ambulatorial – Adulto – apenas as especialidades: Clínica médica/Cardiologia/ Gastroenterologia/ Geriatria/ Hepatologia / Hematologia E Hemoterapia / Infectologia / Neurologia / Pneumologia / Psiquiatria / Reumatologia / Nefrologia / Anestesiologia / Alergia E Imunologia / Cirurgia Vascular / Cirurgia De Cabeça E Pescoço / Dermatologia / Cirurgia Do Aparelho Digestivo / Cirurgia Endocrinológica / Ginecologia E Obstetrícia / Mastologia / Cirurgia De Mão / Neurocirurgia / Oncologia / Otorrinolaringologia / Ortopedia E Traumatologia / Cirurgia Plástica / Cirurgia Torácica / Urologia / Cirurgia Crânio-maxilo-facial / Coloproctologia / Cirurgia Geral.

KIDS LEFORTE

 Regimes de atendimento: 

  • Internação;
  • Pronto-socorro;
  • SADT Externo;
  • Ambulatorial – Apenas as especialidades: Cardiologista / Cirurgia Pediátrica / Nefrologia / Neurologia / Pediatria / Pneumologia / Urologista E Otorrinolaringologista

Jornal da Band: Como diferenciar os sintomas da Covid-19

Dr. Ivan Marinho, médico infectologista do Grupo Leforte fala para o Jornal da Band como diferenciar os sintomas das principais doenças respiratórias com a Covid-19.

Veja a matéria aqui.

Médico e professor Jean Gorinchteyn é o novo Secretário da Saúde do Estado de São Paulo

Jean Gorinchtevn é o novo secretário de Saúde do Estado de São Paulo. O médico infectologista do Hospital Emílio Ribas e do Hospital Israelita Albert Einstein substitui o médico José Henrique Germann Ferreira. Veja aqui.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Leia as edições anteriores:

Escrito por
EL

Equipe Leforte

Equipe Leforte
Escrito por
EL

Equipe Leforte

Equipe Leforte