Para especialista do Grupo Leforte, saúde da mulher passa por maior atenção à glândula da tireoide

A glândula tireoide está localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo do chamado “pomo de adão”, na forma que lembra uma borboleta. Ela é considerada essencial para a nossa vida, uma vez que controla praticamente todo o metabolismo do corpo humano, com a produção dos hormônios T3 e T4, que agem em órgãos como o cérebro, coração, fígado e rins, regulando o peso, ciclos menstruais, fertilidade, memória, concentração, humor e até o controle emocional. Por esses motivos, os cuidados com a tireóide são importantes para a saúde como um todo.

O coordenador de Cirurgia Oncológica do Grupo Leforte e presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), Dr. Ricardo Antunes, alerta que o aparecimento de nódulos na tireoide é muito frequente e vem aumentando em todo o mundo, principalmente entre mulheres, com índice três vezes superior do que nos homens. “A maioria desses nódulos são benignos, mas a possibilidade de desenvolvimento de um câncer na região não pode ser descartada”, afirma.

Atualmente, no Brasil, são registrados mais de 1,5 mil novos casos de câncer de tireoide por ano em homens e 8 mil entre mulheres. Esse tipo de tumor é o mais comum na região da cabeça e pescoço, daí a importância de um diagnóstico precoce e um tratamento adequado imediato, o que garante uma chance de cura de mais de 90%.

Conheça nosso Centro de Tratamento em Oncologia

 

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito a partir da identificação do nódulo no pescoço, muitas vezes pela própria paciente e pela ultrassonografia que também orienta, quando indicado pelo médico, a punção com agulha fina e a verificação da existência de célula maligna. O procedimento cirúrgico, como a cirurgia trans-oral, por exemplo, é o principal tipo de tratamento e, em alguns casos, é possível fazer a complementação com a iodoterapia, aumentando ainda mais as chances de cura.

“Atualmente, em pacientes bem selecionados, é feita a cirurgia trans-oral de tireoide, com três pequenas incisões no lábio, realizadas por vídeo-endoscopia ou cirurgia robótica, o que evita de forma segura e eficaz a cicatriz no pescoço e um pós-operatório em torno de 7-10 dias, com melhor resultado estético”, afirma o Dr. Antunes.

Agende consultas e exames aqui

 

Estrutura de atendimento

O avanço no tratamento representado pela cirurgia trans-oral, vindo principalmente da Ásia e dos Estados Unidos, é oferecido pelo Leforte Oncologia, que dispõe de um espaço exclusivamente dedicado à investigação de nódulos da tireoide. O serviço conta com equipe de cirurgiões especializados, coordenada pelo Dr. Ricardo Antunes, além de endocrinologistas (Dr. Paulo Rizzo e a Dra. Maria Fernanda Ozório), ultrassonografistas, patologistas e especialistas em medicina nuclear. A integração agiliza o diagnóstico precoce e preciso e confere maior segurança, com melhores resultados na decisão do tratamento a ser feito.

O Núcleo de Nódulos da Tireoide funciona nas Unidades do Leforte Oncologia na Liberdade, Higienópolis e Alphaville. Informações: (11) 97405-5842.

O Oncologia Leforte ainda contempla os núcleos de atendimento que atuam nas áreas de oncologia clínica, oncologia pediátrica, onco-hematologia, cirurgia oncológica (incluindo Cirurgia Robótica), além do SADT oncológico e radioterapia nos hospitais Liberdade, Morumbi e Santo André, além das clínicas avançadas em Higienópolis, Alphaville e Osasco. Saiba mais aqui

O Grupo Leforte também possui uma infraestrutura completa para o atendimento ao público feminino. Na linha de prevenção e consultas ambulatoriais, as unidades Liberdade e Morumbi com o Centro de Saúde da Mulher que – em ambiente reservado, respeitando a privacidade feminina – oferece diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças em todas as fases da vida, da puberdade à menopausa.

O Centro conta com equipe multidisciplinar e dispõe de equipamentos para realizar qualquer tipo de exame como ultrassonografias, mamografias, colposcopias, além de outros. Clique aqui e saiba mais

 

Dr. Ricardo Antunes é coordenador da cirurgia oncológica do Grupo Leforte e presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC).

Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.
Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho