COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA

Estímulo e apoio na geração de conhecimento. 

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Leforte é uma organização independente, de natureza técnico-científica e deliberativa. Este comitê está credenciado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep)., do Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde, nos termos das resoluções CNS nº 466/2012 e nº 370/2007 e da norma operacional n° 1/2013 – Ministério da Saúde/Conselho Nacional da Saúde/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

De acordo com a resolução CNS nº 466/2012 e outras regulamentações internacionais, os projetos que envolvem a participação de seres humanos devem ser avaliados por um comitê de ética em pesquisa para garantir a segurança, a integridade e os direitos dos voluntários participantes.

Trata-se de um grupo interdisciplinar composto por profissionais de saúde, além de um representante de usuários, conforme exigência estabelecida na resolução CNS n° 240/1997.

O CEP tem suas atividades baseadas em princípios éticos seguindo as Propostas de Diretrizes Éticas Internacionais para Pesquisas Biomédicas Envolvendo Seres Humanos (Conselho das Organizações Internacionais das Ciências Médicas da Organização Mundial de Saúde – CIOMS/OMS, Genebra, 1982 e 1983).

Ao CEP compete:

  • Analisar todos os projetos de pesquisa envolvendo seres humanos, individual ou coletivamente, de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes deles. Isto inclui o manejo de informações ou materiais, cabendo-lhe a responsabilidade pelas decisões sobre a ética da pesquisa a ser desenvolvida na instituição, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes nas referidas pesquisas.
  • Zelar pela obtenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) dos indivíduos/voluntários ou grupos para sua participação na pesquisa.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos protocolos através de relatórios semestrais dos pesquisadores nas situações exigidas pela legislação (resolução CNS nº 466/2012 X.1.3.b).
  • Manter comunicação regulamentar e permanente com a Conep, encaminhando para submissão aqueles casos previstos no Capítulo IX, item 4 da resolução CNS nº 466/2012.
  • Desempenhar papel consultivo e educativo fomentando a reflexão em torno da ética na ciência.
  • Elaborar parecer consubstanciado sobre os projetos de pesquisa com seres humanos encaminhados para análise, bem como validar a documentação pertinente cm consentimento informado no prazo de 30 dias.
  • Manter registro de todas as decisões e reuniões realizadas pelo CEP.
  • Comunicar ao Conep qualquer alteração no seu quadro de membros.
  • Validar alterações do regimento interno do CEP. Alterações estas que poderão ser propostas por seus membros.

Atualmente, o CEP – Hospital Leforte é composto pelos seguintes membros:

– Marcelo Cantarelli – Médico

– Elíseo Joji Sekiya – Médico

– Alessandra Ribeiro Marchesin – Biológa

– Fabiana Santos Viana – Enfermeira

– Priscila Nogueira Kikulski – Fisoterapeuta

– Ana Paula Lopes de Melo Pimenta

– Darana Valente Paiva -Fisoterapeuta

– Luana Lopes Marques –  Enfermeira

– Cecilia Vieira Pardinho Maria – Nutricionista

– Amauri Araújo de Oliveira Júnior –  Fisoterapeuta

 

A responsável pelas atividades administrativas do CEP é assistente de pesquisa Vanessa Pimenta Medeiros.

As reuniões ordinárias do CEP ocorrem mensalmente (última quarta-feira do mês), quando são discutidos os protocolos submetidos, relatos de eventos adversos e outros assuntos relacionados à ética envolvida na condução de projetos de pesquisa com seres humanos.

Veja aqui a lista de documentos.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O Leforte Ensino e Cultura atende nos seguintes horários:

*segunda a quinta-feira, das 7h às 18hs

*sexta-feira, das 7h às 12hs

Endereço
Leforte Ensino e Cultura
Rua Galvão Bueno, 290 – 3º andar  – Liberdade
CEP 01507-000 – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3345-2219 – 3345-2265
ensino@leforte.com.br
extensao@leforte.com.br