Logo

Centro de Oncologia

O Centro de Oncologia proporciona um atendimento acolhedor e especializado para pacientes com câncer ou suspeita da doença. O atendimento pode começar por encaminhamento médico ou agendamento direto com um especialista. O foco é garantir um cuidado personalizado e de excelência desde o início. A equipe, composta por oncologistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais, atua de forma integrada para atender todas as necessidades do paciente e garantir uma abordagem completa e coordenada.

Tipos de câncer mais comuns no Brasil

Câncer de mama

Há cerca de 66 mil novos casos no Brasil a cada ano, sendo que 99% dos pacientes são mulheres. Para rastrear a doença, deve-se fazer mamografia a partir dos 50 anos. Alguns sinais e sintomas do câncer de mama: Nódulo (caroço) na mama; Nódulos nas axilas ou pescoço; Pele da mama avermelhada ou com aspecto de casca de laranja; Saída de fluídos dos mamilos, mesmo sem pressionar.

Câncer de pele não melanoma

É o tipo de câncer mais comum no Brasil, representa cerca de 30% dos casos e é mais comum em pessoas acima de 40 anos. Alguns sinais e sintomas do câncer de pele não melanoma podem ser: Manchas na pele que ardem, coçam ou descamam; Feridas que não cicatrizam em até 4 semanas; Manchas ou sinais com mais de 5 milímetros e bordas irregulares.

Câncer de próstata

É o segundo tipo de câncer mais comum nos homens, sendo mais frequente a partir dos 65 anos. Evolui lentamente e é assintomático na maioria dos casos. Na fase avançada, alguns sinais e sintomas do câncer de próstata podem ser: Dificuldades para urinar, com fluxo fraco, dor e ardência; Necessidade frequente de urinar; Sangue na urina ou no sêmen; Dores na região da lombar, coxas ou quadris.

Câncer do colo do útero

É o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil. O principal fator de risco é o vírus HPV, que pode ser transmitido em relação sexual desprotegida. Alguns sinais e sintomas do câncer do colo do útero: Corrimento vaginal com sangue; Sangramento vaginal após relação sexual; Dores durante o sexo; Sangramento vaginal entre ciclos menstruais ou após a menopausa.

Nossa Estrutura