Você Sabia? | Pneumonia

Com a chegada do inverno aumentam as chances de contrair pneumonia.

Segundo o Ministério da Saúde, a pneumonia é a maior causa de internação hospitalar no Brasil. No inverno o cuidado deve ser redobrado, já que os casos da doença crescem até 30%. Como passamos mais tempo em ambientes fechados, a transmissão de bactérias e vírus causadores dessa infecção respiratória torna-se mais intensa.

O diagnóstico preciso da pneumonia pode ser demorado, já que seus sintomas são muito parecidos aos da gripe. No entanto, alguns indícios são característicos: febre acima de 38ºC, tosse muito intensa com secreção, dor no peito e mal-estar acentuado. Na dúvida, procure um médico rapidamente. Uma gripe forte ou mal curada também pode dar origem a um quadro de pneumonia.

Entre os fatores de risco para a doença estão os ambientes com ar condicionado (o ar seco favorece a ação de microoganismos infecciosos), mudanças bruscas de temperatura, cigarro e álcool (ambos enfraquecem o sistema imunológico).

A vacina Pneumocócica é um dos meios de prevenir a pneumonia. Ela é indicada para crianças menores de 2 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, pessoas diabéticas ou com deficiência cardíaca, renal ou hepática. O Centro de Vacinas do Leforte Morumbi oferece imunização contra a pneumonia. Fale conosco e reserve sua dose.

Fique atento aos sintomas e, em caso de suspeita da doença, nos procure. O serviço de pneumologia do Leforte está pronto para atendê-lo.

Search

+