Você sabia? – Novembro Azul

1 nov 2016 Noticias

O Novembro Azul foi constituído para, anualmente, promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata e compartilhar informações sobre prevenção. Este é o tumor que mais frequentemente acomete homens, principalmente após os 65 anos de idade. A cada seis homens, um é portador da doença e o INCA – Instituto Nacional do Câncer – estima que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados (um caso a cada 7,6 minutos).

RASTREAMENTO

A detecção precoce ainda é a melhor forma de ter sucesso no tratamento do câncer de próstata, pois as chances de cura podem chegar a 99%. Muitos homens não têm o hábito de realizar check-ups de forma regular, o que dificulta a identificação dos tumores em seu estágio inicial.

DIAGNÓSTICO

Os principais exames para diagnóstico do câncer de próstata são a dosagem sérica do PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exames clínicos complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados apenas pelo PSA. O PSA é um exame de sangue simples, que indica os níveis dessa proteína produzida pela próstata. Quando as taxas estão elevadas, os riscos de o paciente desenvolver o câncer aumentam proporcionalmente.

INDICAÇÕES

Recomenda-se que todos os homens, com idade a partir dos 50 anos procurem anualmente um urologista para realizar os exames preventivos. Indivíduos com histórico familiar de câncer de próstata, afrodescendentes, sedentários e obesos devem iniciar os exames a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

Search

+