Você Sabia? – Intoxicação Alimentar

Muito comum no verão a intoxicação alimentar é uma doença causada pela ingestão de alimentos que contêm micro-organismos prejudiciais ao nosso corpo, como bactérias, parasitas e vírus. Eles são encontrados principalmente na carne crua, frango, peixe e ovos, mas podem se espalhar para qualquer tipo de alimento deixado ao ar livre ou armazenado por muito tempo. Por vezes, a intoxicação acontece por falta de higiene das mãos de quem manipula ou ingere o alimento. Na maioria dos casos a intoxicação alimentar é suave e desaparece depois de poucos dias, mas alguns tipos podem ser mais sérios. Nesses casos é necessário consultar um médico.

QUEM DEVE TOMAR MAIS CUIDADO?

As pessoas com maior risco de adoecer por intoxicação alimentar e de ter sintomas mais graves são idosos, mulheres grávidas, bebês, crianças e pessoas com doenças crônicas.

FATORES QUE AUMENTAM O RISCO DE INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

• Comer ou beber sucos não pasteurizados, brotos crus, leite não pasteurizado e seus derivados;
• Comer carne crua ou mal cozida;
• Comer ou beber alimentos que foram contaminados durante o processamento, transporte, armazenamento ou descuidado no manuseio.

SINTOMAS DE INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

Os sintomas da intoxicação alimentar geralmente afetam o estômago e intestinos, sendo que o sinal mais comum é a diarreia. Outros sintomas incluem náusea, vômitos, diarreia aquosa, dor abdominal e febre. Esses sintomas podem começar dentro de horas, dias ou semanas após a ingestão do alimento contaminado.

TRATAMENTO

A intoxicação alimentar costuma durar entre um e 10 dias. Tudo depende do micro-organismo que causou a contaminação e das condições de saúde de quem foi contaminado. Pacientes com intoxicação alimentar devem fazer repouso e ingerir muito líquido. Nos casos em que há risco de desidratação, devem ser indicados medicamentos para controlar as náuseas e os vômitos ou reposição de líquidos e sais por via endovenosa. O tratamento das infecções alimentares bacterianas inclui o uso de antibióticos específicos.

Search

+