Você sabia? – Atividade física

20 jan 2017 Noticias

Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 46% dos brasileiros não praticam qualquer atividade física. Dentro deste percentual, alguns nem ao menos caminham nos deslocamentos para o trabalho ou para o lazer.

O sedentarismo está associado a uma série de doenças. Por isso, médicos e especialistas alertam para a necessidade da prática de, no mínimo, 150 minutos semanais de atividade física.

A prática regular de exercícios físicos reduz a mortalidade decorrentes de doenças cardiovasculares e de determinados tipos de câncer, além de regular o nível da pressão arterial, a taxa de colesterol e o metabolismo de açucares no organismo. E você ainda ganha mais disposição e qualidade de vida.

POR ONDE COMEÇAR?

Para o início de qualquer prática esportiva é preciso passar por uma avaliação médico prévia. Antes de escolher seu esporte, observe também:

  • Se possui aptidão física e cardiovascular para a modalidade escolhida;
  • Se o ambiente onde o esporte será praticado condiz com suas expectativas;
  • Riscos de lesão específicos decorrentes da modalidade esportiva que você quer praticar.

COMO EVITAR AS LESÕES?

Prevenir lesões é essencial para que o treino comece e termine da melhor maneira possível. Por isso, antes de iniciar a prática esportiva, verifique se os equipamentos necessários estão devidamente ajustados e se não existem riscos. Alongue-se e faça uma sessão de aquecimento completa. O aquecimento completo eleva a temperatura do corpo, aumentando a força da contração muscular e ajudando na prevenção de lesões, distensões ou torções. O alongamento permite desenvolver a flexibilidade do corpo, amenizando dores musculares que podem aparecer após a atividade.

Escolhida a atividade física, lembre-se:

  • Hidrate-se regularmente;
  • Cuide de sua alimentação.

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