vacina contra a gripe

Vacine-se contra a gripe! São Paulo lidera o ranking de contaminações por Influenza

Alerta divulgado pelo Ministério da Saúde informa que São Paulo é o estado com maior circulação de vírus Influenza. Neste ano, foram registrados 244 casos da doença — destes, 16 foram fatais. Apesar disso, houve redução de casos se comparado ao mesmo período de 2018, quando houve 462 pessoas infectadas e 71 óbitos.

São Paulo é o estado mais populoso do País e a grande circulação de pessoas e eventos é fator determinante para explicar a rápida proliferação da doença, transmitida pela inalação de partículas infectadas eliminadas por meio de tosse e espirro.

 

Sintomas da doença

Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório, que causa febre, dores no corpo, tosse seca e dor de garganta, calafrios, fadiga, vômito e diarreia.  Se não for tratada corretamente, principalmente em idosos, pode resultar em complicações como doença pulmonar crônica, cardiopatia, doença metabólica crônica ou até mesmo levar a óbito.

 

Devo tomar a vacina?

O Ministério da Saúde recomenda que toda a população tome a vacina, principalmente gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos e crianças entre 6 meses e 6 anos de idade.

A vacina disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) protege contra o H1N1, H3N2 e o B Victoria, tipos mais comuns no hemisfério Sul. Já a quadrivalente, disponível somente em clínicas particulares, protege contra o subtipo do B, o Yamagata.

A dose é recomendada anualmente. Crianças com idade entre 6 meses a 8 anos completos, nunca vacinadas, devem tomar duas doses com intervalo mínimo de 1 mês.

As unidades Liberdade, Morumbi, Alphaville e Santo Amaro oferecem a dose quadrivalente com preços promocionais, além de outros tipos de vacina do calendário do Ministério da Saúde.

Confira os horários de atendimento:

– Hospital Leforte Liberdade 
Rua Barão de Iguape, 209 – Liberdade
Horários: 18 e 19/06 , das 8h às 17h
25 a 28/06, das 8h às 17h

– Clínica e Diagnósticos Alphaville (Araguaia)
Alameda Araguaia, 943, Loja 02/03 – Barueri – SP
Horários: Segunda à sexta, das 7h às 19:30h
Sábado, das 7h às 12h30

– Kids Leforte (Santo Amaro) 
Av. Washington Luís, 3085 – Santo Amaro,
Horário: Segunda à sábado, das 8h às 18h

– Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi
Rua dos Três Irmãos, 62
Horário: das Segunda à sexta, das 7h às 19h
Sábado, das 8h às 18h

 

***Para outros horários disponíveis, entre em contato no telefone (11) 3345-2288

 

Search

+