Pra que serve o teste do olhinho?

Teste do Olhinho – entenda a importância

O teste do olhinho é essencial e deve ser realizado em todos os recém-nascidos antes da alta da maternidade. De acordo com o oftalmologista do Hospital Leforte, Dr. Marco Helena, o teste serve para detectar problemas oculares que podem comprometer a visão do bebê. A catarata congênita, o glaucoma congênito e a retinoblastoma são alguns deles.

Portanto, a melhor forma de prevenção ainda é o diagnóstico precoce, dessa forma há garantias de tratamento mais adequado para a criança.

Leia mais sobre saúde ocular.

 

Como é feito o teste?

O teste do olhinho não dói e não precisa usar colírio. A luz que sai do oftalmoscópio serve para observar o reflexo que vem das pupilas. Retinas saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo, mas quando há alguma alteração, é impossível observar esse reflexo ou a qualidade é esbranquiçada.
Pais ou responsáveis devem acompanhar a criança na avaliação com o pediatra de duas a três vezes ao ano, nos três primeiros anos de vida. Caso a criança precise de tratamento, ela será encaminhada para o oftalmologista.

 

Glaucoma: diagnóstico precoce é fundamental.

 

Nossas unidades hospitalares e clínicas oferecem completo serviço de Pediatria: ambulatório (consultas com especialistas em todas as áreas pediátricas), pronto-socorro, internação (inclusive UTI com isolamento), Centro Cirúrgico, Centro de Vacinas, Centro de Diagnósticos (análises clínicas, patológicas e exames de imagem).

Precisa de um oftalmologista pediátrico? Agende aqui.

Search

+