Semana da Criança: Catarina, a destemida


Chiado no peito, coriza, febre. Antes que os sintomas se agravassem, os pais levaram a Catarina, de 10 meses, para o pronto-socorro do Hospital Leforte Morumbi. Depois da avaliação, a pediatra pediu alguns exames. Em poucas horas veio o resultado e a confirmação para o VSR, como é chamado o vírus sincicial respiratório, um dos que causam infecções e bronquiolite em crianças pequenas.

A decisão da equipe médica foi por manter Catarina no hospital. “A melhor decisão que tomaram. Olha, foi coisa de duas horas para minha filha começar a piorar, piorar… Como já era de noite, talvez se tivéssemos voltado para casa, o estado de saúde dela poderia ficar ainda mais grave”, disse o pai, Thiago Oliveira.

Catarina estava com muita dificuldade para respirar e precisou ser entubada. Por 4 dias, os pais permaneceram ao lado da filha, na UTI. A mãe, Sabrina, mal saia do hospital.

“Minha esposa não queria nem mesmo sair do andar. Era da sala de conforto para o corredor. Ela só saia para comer e tomar um banho quando eu chegava. Posso afirmar que moramos no Leforte todos esses dias, e os funcionários foram a nossa família”. Thiago, aliás, dormia no carro.

 

 
Durante o tratamento, a menina começou a rejeitar a medicação para combater a doença. Foi necessário colocá-la novamente no respirador. Mais 5 dias entubada. “Nesse tempo todo internada, por 4 dias ela não acordou. Imagina só: nossa única filha, que nunca tinha sido internada, tão pequena. Não tinha nada que podíamos fazer. Foi muito pesado e a equipe do Leforte esteve ao nosso lado, cuidando também de nós”, lembra o pai.

Aos poucos a Catarina foi melhorando. As dosagens de medicação diminuíram, ela saiu da UTI e na semana passa, teve alta. Depois de 25 dias, Sabrina, Thiago e a filha dormiram em casa.
 

 
E hoje, dia 10 de outubro de 2018, a família está reunida para duas comemorações: a recuperação e o aniversário de 1 aninho da menina destemida.

Parabéns, Catarina!

 

 

Leia mais:

O que colocar na lancheira das crianças?

Saúde do coração da mulher

Hipertensão arterial

Search

+