Equipamento de última geração na radioterapia: Elekta Infinity
Ocorreu na noite de ontem no Hospital Leforte unidade Liberdade o evento de apresentação do recém-adquirido equipamento Elekta Infinity que irá integrar a nova ala de Radioterapia. Um dos mais modernos do mercado, apresenta um avançado sistema para o tratamento do câncer, oferecendo procedimentos mais rápidos, com alta precisão e com recursos de visualização em 4D no tratamento radioterápico.
Médicos convidados participaram da apresentação do equipamento e conheceram suas indicações e diferenciais.
O Dr. Daniel Grabarz, coordenador do Serviço de Radioterapia do Hospital Leforte, afirma que “o Elekta Infinity é um equipamento altamente tecnológico e com ele será possível fazer tudo o que se imaginar nos termos de tratamento radioterápico”. Ele complementa informando que está previsto para breve um setor de Radioterapia Pediátrica no hospital.
À esquerda Dr. Daniel Grabarz, Rodrigo Lopes e Dr. Marcelo Medeiros
O evento contou, ainda, com um breve relato de Rodrigo Lopes, CEO do Hospital Leforte, e do Dr. Marcelo Medeiros, diretor de Relacionamento Institucional do Hospital Leforte, que comenta:
“Hoje é um dia muito feliz. Mais um sonho realizado com o lançamento deste moderno equipamento de Radioterapia, um salto muito importante na área de Oncologia. Agradeço a presença de todos vocês neste momento tão importante para o Hospital Leforte”.
À esquerda Dra. Franciane Benica, Dr. Daniel Grabarz, Dr. Rodrigo Santucci, Dra. Fauzia Naime, Dr. Marcelo Medeiros, Sr. Rodrigo Lopes, Dr. Ricardo Antunes, Dr. Bruno Santucci e Dr. Hézio Fernandes.
Sobre o Elekta Infinity
Um dos grandes benefícios do equipamento de última geração é a realização de sessões mais rápido do que o método convencional, em apenas poucos minutos, o que garante maior conforto ao paciente. E, especialmente, a tecnologia avançada que identifica com mais precisão a lesão tumoral e consegue poupar tecidos saudáveis ao redor, o que permite um tratamento mais intenso dos tumores, com aplicação de doses mais altas de radiação, porém com muita segurança.
“O Elekta Infinity é o primeiro instalado no Brasil, pronto para funcionar. É uma evolução no tratamento radioterápico e o Hospital Leforte fez uma excelente escolha. Com este equipamento, o médico tem a possibilidade de enxergar o que está tratando, sendo possível atingir apenas a lesão. Hoje o Centro de Radioterapia do Hospital Leforte está entre os mais desenvolvidos do mundo”, afirma o físico-médico, Renan Serrano.
Com o equipamento, é possível realizar o tratamento de tumores malignos, tumores benignos e prevenção de cicatrizes queloideanas, com a máxima eficácia e precisão.
Veja no vídeo abaixo algumas funcionalidades do novo equipamento:
Diferenciais
- Imagem 4D
- Intensidade Modulada do Feixe de Radiação (IMRT)
- Maior precisão: registra a área alvo e identifica a estrutura crítica ao redor, poupando o tecido saudável de danos
- Maior nível de radiação com mais segurança
- Mais rápido: menor tempo de tratamento por sessão (poucos minutos)
Indicações de uso
- Radiocirurgia
- Radiocirurgia Fracionada
- Tratamentos de Radioterapia Estereotáxica Fracionada para tumores cerebrais e para tumores extracranianos
- Tumores iniciais de pulmão não operáveis
- Metástases em osso, fígado, pulmão e partes moles
- Neoplasias ginecológicas
- Neoplasia urológicas
- Neoplasia torácicas
- Sarcomas, linfomas
- Tumores pediátricos
- Neoplasias benignas cerebrais (tumores de hipófise, meningioma, neurinoma de acústico)
- Profilaxia de cicatrizes hipertróficas e queloides
- Ossificação heterotópicas e outros
Equipe médica responsável pelo núcleo de Radioterapia
• Dr. Daniel Grabarz – Coordenador do Serviço de Radioterapia do Hospital Leforte
• Dra. Osanna Esther Codjaian de Moraes Barbosa – Médica da Radiologia do Hospital Leforte
• Dr. Fabio de Lima – Médico da Radiologia do Hospital Leforte
• Dra. Debora Ferauche – Física responsável pela Radiologia do Hospital Leforte