imagem causas da infertilidade

Quais são as causas da infertilidade?

Por Raphael Moreno Leão, coordenador da Ginecologia e Obstetrícia do Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama – Grupo Leforte.


Infertilidade é a ausência de gravidez após um ano de tentativas bem distribuídas ao longo do ciclo menstrual ou sem uso de métodos contraceptivos. Estima-se que 15% dos casais vão apresentar algum tipo de infertilidade durante a vida reprodutiva.

Aproximadamente 40% dos casos de infertilidade são de causa feminina, 40% de causa masculina e 10% de ambos. Os casos não identificáveis correspondem aos 10% restantes.

Há dois tipos de infertilidade: a primária, quando não há gestação anterior; e a secundária, quando houve gravidez prévia. O fato da mulher ou do homem terem tido filhos anteriormente, não garante que serão férteis no futuro.

As principais causas de infertilidade na mulher são:

– Alterações na ovulação;

– Obstrução nas tubas uterinas;

– Mioma uterino;

– Malformações uterinas;

– Cistos ovarianos;

– Insuficiência ovariana;

Endometriose;

– Alterações endocrinológicas;

– Infertilidade imunológica;

– Alterações genéticas;

– Síndrome do anticorpo anti-fostolípide;

 

Endometriose: como cuidar e tratar

 

Já as principais causas de infertilidade no homem são a azoospermia (quando não há produção de espermatozoides) e oligospermia (baixa quantidade de espermatozoides).

Essas condições podem ser causadas por algumas doenças como: varicocele, insuficiência testicular, presença de anticorpos anti-espermatozóides, ausência de ducto deferente e câncer de testículo.

 

Leia também – Câncer de testículo: É Preciso mais informação

 

Para determinar qual a causa da infertilidade do casal, é importante ter uma boa história clínica, com dados sobre antecedentes pessoais, antecedentes familiares, hábitos, queixas, ciclo menstrual, uso de medicamentos e antecedentes obstétricos (se houver) e exames físico, geral e ginecológico completo.

O especialista também pode solicitar exames para investigar as causas femininas de infertilidade como a histerossalpingografia, ultrassonografia transvaginal, hormônio anti-Mulleriano, histeroscopia, exames hormonais e biópsia endometrial.

Para o homem, o principal exame que deve ser solicitado na investigação da fertilidade é o espermograma .

O tratamento da infertilidade varia dependendo da causa da infertilidade. Podem ser tratamentos menos complexos como a indução da ovulação, o coito programado e a inseminação artificial, até tratamentos mais complexos como a fertilização in vitro (bebê de proveta).

O Hospital Leforte oferece atendimento altamente humanizado e possui um dos melhores corpos clínicos da cidade de São Paulo, nas especialidades de clínica geral, clínica cirúrgica, pediatria, ortopedia, cardiologia, obstetrícia e ginecologia.

 

Search

+