Exames Centro de Oncologia

   

Exames Centro de Oncologia

Conheça os principais exames realizados no Centro de Oncologia do Hospital Le Forte:

PET/CT

Esta modalidade de exame de imagem é a mais nova tecnologia não invasiva no diagnóstico e seguimento do câncer. Ela associa o poder diagnóstico de duas imagens: um mapeamento metabólico – através de uma tomografia por emissão de pósitrons (PET), sensibilizada por um marcador análogo da glicose (FDG-18F) – e uma tomografia computadorizada (CT) de corpo inteiro, responsável pelas imagens morfológicas, que sofrem um processo de fusão com as imagens do PET para máxima precisão e sensibilidade.

O exame é indicado para a maioria dos tipos de tumor, já que é capaz de produzir resultados precisos e eficazes em mais de 95% dos casos oncológicos. Por isso, em mais de 30% das situações, possibilita redirecionar as condutas de tratamento (como indicar a necessidade ou não de intervenções cirúrgicas, orientar a duração e intensidade da quimioterapia, e até mesmo guiar a demarcação das regiões para tratamento com radioterapia).

O Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Leforte realiza o PET/CT diariamente e os laudos são elaborados por dois ou mais médicos para garantir máxima precisão.

 

Terapias com radioisótopos / Iodoterapia

As terapias com radioisótopos são coadjuvantes importantes no tratamento e controle do câncer, especialmente em casos de tumores neuroendócrinos (como neuroblastoma ou feocromocitoma), metástases ósseas dolorosas e, principalmente, câncer da tireoide.

No caso do câncer da tireoide, frequentemente, o paciente que foi submetido a tratamento cirúrgico precisa realizar uma complementação com radiodoterapia ou iodoterapia. A função desse tratamento é eliminar seletivamente qualquer célula proveniente da tireoide que tenha restado após o procedimento cirúrgico, seja no pescoço ou em qualquer outro local do organismo. É um tratamento bastante eficaz e seguro, pois o medicamento afeta somente as células da tireoide (benignas ou malignas), não causando nenhum mal aos demais órgãos e, portanto, sendo praticamente isento de efeitos colaterais. Pacientes que recebem a iodoterapia como tratamento coadjuvante no câncer da tireóide têm uma chance maior de cura da doença (que depende também de outros fatores, como predisposição individual, fatores genéticos e estágio inicial do tumor).

Cintilografia

A Cintilografia é um procedimento não invasivo que emprega traçadores específicos, que permitem mapear as funções e metabolismo de diversos órgãos. Essa modalidade de exame contribui significativamente para o diagnóstico e acompanhamento de diversos tipos de câncer, bem como pesquisa de metástases de corpo inteiro, avaliação cardiológica pré-operatória, entre outras indicações.

Biópsias Guiadas

Biópsias guiadas são, na maioria das vezes, procedimentos de caráter ambulatorial, com anestesia local, realizados em salas exclusivas por médicos e equipe multidisciplinar especialistas nesta área. O apoio do exame de imagem permite melhor identificação da lesão, planejamento do trajeto mais seguro e acesso com incisões milimétricas. Proporciona ao paciente mais rapidez, segurança e precisão diagnóstica para seu tratamento.

As drenagens guiadas por imagem têm as mesmas vantagens das biópsias e também são realizadas fora do Centro Cirúrgico, reduzindo custos e acelerando o processo de recuperação dos pacientes.

As terapias ablativas percutâneas de tumores são a modalidade terapêutica mais moderna na Medicina Intervencionista, possibilitando aumento da sobrevida e do tempo livre de doença em pacientes oncológicos selecionados. Com a expertise dos médicos e equipamentos de ponta, o grupo de Radiologia do Hospital Leforte está apto a realizar ablações percutâneas de tumores em diferentes órgãos, como fígado, pulmão e rins a fim de proporcionar acesso ao que existe de mais novo em oncoterapia percutânea.

Tomografia Computadorizada

A tomografia computadorizada (TC) tornou-se uma das ferramentas diagnósticas mais importantes da prática médica atual. Os novos equipamentos permitem a aquisição rápida de imagens de alta qualidade, produzindo resolução próxima da realidade com reconstruções tridimensionais e estudos vasculares. Os exames são realizados por equipe multidisciplinar especializada, composta por médicos radiologistas, biomédicos e equipe de enfermagem. O método é indicado para todas as regiões do corpo humano e em todas as etapas do tratamento do câncer, desde o seu rastreamento, diagnóstico ou mesmo durante e após o tratamento.

O médico radiologista orienta o melhor procedimento a ser realizado, promove o tratamento e acompanha os resultados com sua equipe.

Assim, o Hospital Leforte encontra-se na vanguarda do diagnóstico e tratamento dos pacientes oncológicos, oferecendo tecnologia e conhecimento médico para seu o tratamento.