Doenças Cerebrovasculares

   

Doenças Cerebrovasculares

O termo “doença cerebrovascular” refere-se a um grupo de condições que afetam o fluxo sanguíneo e os vasos sanguíneos do cérebro. Eles podem aparecer em decorrência do estreitamento dos vasos, formação de coágulos, obstrução de artéria ou ruptura de vasos sanguíneos do cérebro. A falta de fluxo sanguíneo causada por estes processos afeta o tecido cerebral e pode causar um acidente vascular cerebral (AVC).

Doenças cerebrovasculares incluem:
– Aneurismas
– Malformação arteriovenosa
– Malformações vasculares cavernosos
– Fístula arteriovenosa
– Fístula carotídeo-cavernosa
– Estenose carotídea
– AVC e AIT

Um tratamento adequado e efetivo destas doenças exige experiência e conhecimento. Seja qual for a patologia, o objetivo do tratamento deve ser o de manter ou restabelecer o fluxo sanguíneo e o fornecimento de oxigênio para o cérebro o mais breve possível.

O Hospital Leforte conta com uma equipe especializada, capaz de fornecer uma abordagem rápida e abrangente no tratamento dos AVCs.
Protocolo de AVC

O Acidente Vascular Cerebral é a principal causa de sequelas incapacitantes. Segundo a OMS, em todo o mundo 6 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência do AVC.

O atendimento até 4 horas após os primeiros sintomas de AVC reduz significativamente as chances de sequelas. Por isso, o Protocolo de AVC seguido pelo Pronto-Socorro do Hospital Leforte trabalha com uma avaliação global do paciente, envolvendo em seu tratamento profissionais de fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.