Cirurgia Cardiaca

   

Cirurgia Cardiaca

A ideia de ser submetido a uma cirurgia cardíaca pode gerar enorme ansiedade. Pode ser tranquilizador saber que a equipe de cirurgiões cardíacos do Hospital Leforte trabalha diariamente para oferecer os mais modernos procedimentos cirúrgicos em cirurgia cardíaca. Dentre eles, estão:

• Cirurgia de Revascularização do miocárdio
Nas pessoas que têm doença coronariana as artérias que fornecem sangue ao coração ficam entupidas com depósitos de gordura, o que pode bloquear o fluxo de sangue para as partes do músculo cardíaco. Nesse procedimento, o cirurgião utiliza vasos sanguíneos de outras partes do corpo para criar rotas alternativas (“pontes”), de forma que o sangue consiga evitar a região bloqueada e chegue ao coração sem prejuízo.

• Cirurgias das valvas cardíacas
As valvas cardíacas funcionam como portas que garantem que o sangue percorra apenas uma direção. Ele pode passar, mas não pode voltar para onde veio. Isso garante um adequado suprimento de oxigênio para os órgãos e tecidos. Entretanto, quando elas não estão funcionando adequadamente, o sangue acaba por voltar de onde veio, em vez de seguir adiante. Isso leva a diversos sintomas, como cansaço e falta de ar. Dependendo do grau de dano da válvula, a cirurgia precisa reconstruir a válvula ou trocá-la por uma nova.

• Angioplastia com Colocação de Stents
Os pacientes diagnosticados com lesão em uma coronária podem se beneficiar de um tratamento com angioplastia e colocação de stents.

A angioplastia é um procedimento minimamente invasivo, no qual um cateter com um balão é usado para “abrir” lesões que estejam se estreitando (e, consequentemente, limitando o fluxo sanguíneo para uma artéria coronária). O stent é um pequeno tubo feito de uma malha de metal, colocado na artéria durante o procedimento a fim de mantê-la aberta.

Esse procedimento permite restaurar o fluxo do sangue para que o paciente tenha uma vida mais saudável.