Adaptação Escolar

   

Adaptação Escolar

Como já sabemos o primeiro dia de aula para uma criança nunca é fácil. Por isso, o mesmo leva o nome de período de adaptação escolar. Para ajudar os pais nesse momento tão delicado, listamos as principais dúvidas e como se deve agir em cada um dos casos:

1 – Há alguma preparação que devemos fazer antes do início das aulas?

O mais importante é não esconder nada da criança. Mesmo muito pequena, ela precisa entender que está entrando em uma fase nova e que é muito importante sua cooperação. Confie nela, nos professores e profissionais da escola escolhida. Leve a criança para conhecer o novo ambiente e conte como será divertido conhecer pessoas novas.

2 – Como fazer para escolher a escola ideal?

Antes de tudo, a criança deve se identificar com a escola. Faça uma lista das coisas que ela gosta e veja se existem essas possibilidades na escola. Não esqueça que a escola não é um resort. Nela, a criança desenvolverá responsabilidades, mostrará suas dificuldades e talentos. Conheça o local e os profissionais a fundo, a ponto de depositar sua confiança neles.

3 – O que fazer para estimular a criança a frequentar as aulas?

Há algumas ações que podem ajudar a criança neste aspecto, como levá-la para comprar os materiais escolares, mostrar o uniforme, perguntar sobre o dia, sempre sem pressioná-la demais.

4 – O que fazer no momento do choro?

Choro no primeiro dia de aula é muito comum. A criança pode aproveitar, também, para manipular os pais nesse momento, principalmente se quando ela começar a chorar os pais cederem e deixarem para levá-la no dia seguinte. Na maioria dos casos, a criança chora enquanto vê os pais, mas depois para e começa a brincar com os novos colegas. Por isso é importante evitar ficar no campo de visão da criança.
5 – E quando a criança ainda não tem um ano de idade?

Esse caso se torna cada vez mais comum devido ao nosso atual estilo de vida, já que muitas mães precisam voltar a trabalhar após a licença maternidade e precisam deixar o bebê na escola. O que acontece aí é, na verdade, uma adaptação dos pais porque a criança ainda não entende o que está acontecendo. É claro que ela vai sentir falta da mãe, principalmente, e estranhar uma rotina nova, mas quanto mais nova a criança, mais fácil e rápida será sua adaptação.

6 – Neste caso qual deve ser a principal preocupação dos pais?

A segurança, com certeza. Analise se a escola tem funcionários suficientes para cuidar dos bebês, se há espaço aberto, onde eles dormem e como funcionam os momentos da alimentação.

7 – E quando a criança está mudando de escola?

Essa mudança também é bastante difícil, por isso deve ser bem planejada. Leve-a para conhecer a nova escola e os novos professores antes de as aulas começarem. Explique por que essa mudança está acontecendo. É imprescindível que ela saiba para onde e por que está indo.

8 – Como a escola deve atuar na adaptação das crianças?

Os profissionais das escolas já estão preparados para estes momentos. Afinal, todos os anos eles repetem o ritual de adaptação com centenas de crianças. A criança deve ser acolhida, apresentada às instalações da escola e aos colegas novos. Cada aluno deve ser atendido individualmente nesse período.