Hipertensão

Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial


No mundo, 17 milhões de pessoas sofrem de doenças cardiovasculares. Segundo o Ministério da Saúde, em 2017 o Brasil registrou mais de 46 mil casos relacionados à hipertensão, um dos problemas mais comuns e que resulta em 330 mil mortes ao ano no País.

Os números são preocupantes, por isso é fundamental ampliar as discussões sobre o tema. No Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial (26/04), o Hospital Leforte unidade Liberdade, promoveu um circuito de palestras para profissionais da saúde.

O Dr. Heron Rached, Coordenador do Centro de Cardiologia do Hospital Leforte, explica que cerca de 30% da população brasileira sofre de hipertensão, e a metade desconhece isso.

“A hipertensão pode desencadear outras graves doenças, e mesmo com os avanços que tivemos na área, ainda temos que vencer um grande desafio, que é conscientizar as pessoas sobre a importância de verificar a pressão arterial. Até para sabermos a real prevalência do problema em nossa população”, pontua o médico.

O cardiologista e geneticista Arsonval Lamounier Jr., que atua na Espanha, fez um paralelo entre os dois países, apontando a falta de recursos na saúde brasileira como um dos principais entraves.

 

 

“O País carece de investimentos na área de forma geral, não só em financiamento, mas também em pessoal e tecnologia. Dispomos hoje de mapeamento genético, uma importante ferramenta clínica, que deve ser aplicada com a correta indicação.”

A nutricionista Satiko Watanabe, que atende no ambulatório do Hospital Leforte unidade Liberdade, finalizou o ciclo de palestras reforçando que hábitos corretos de alimentação estão na base de uma vida realmente saudável. Reforçou ainda que o sal exige atenção especial.

 

 

“De aliado, o sal pode ser um grande vilão se consumido em excesso. Costumo dizer aos meus pacientes: Vocês devem pensar em como querem ir e vir. De tênis ou pantufa? Com auxílio para se locomoverem ou de bicicleta? Devemos cuidar hoje da nossa alimentação para garantirmos boa saúde no futuro.”

 

Palestras

Hipertensão arterial: aspectos de prevenção e tratamento na atualidade
Palestrante: Dr. Heron R. S. Rached

Mapeamento genético das doenças cardiovasculares. Quando solicitar?
Palestrante: Dr. Arsonval Lamounier Júnior

Alimentos e hipertensão arterial
Palestrante: Dra. Satiko Watanabe
 

Conheça o Centro de Cardiologia do Hospital Leforte


 

Leia mais:

Perguntas e respostas sobre a hipertensão arterial

Saúde do coração da mulher

A importância do coração no tratamento do câncer

Search

+