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O que escolher para um café da manhã saudável? Confira algumas dicas


Na hora de escolher o que vai à mesa no café da manhã, você já ficou em dúvida entre manteiga e margarina? Entre ricota e queijo minas?

Pesquisamos alguns dos itens mais habituais na mesa dos brasileiros, destacando quais são as opções mais saudáveis.

 

Prefira:

Leite desnatado a integral

Sim, gordura é essencial ao organismo, mas em doses muito balanceadas. O leite desnatado, além de livre de gordura saturada, consegue preservar nutrientes: os teores de proteína são os mesmos do tipo integral (6 gramas/copo); e teor de cálcio, em alguns casos, até maiores.

 

Café com leite a achocolatado com leite

café da manhã saudável

O achocolatado possui alta dose de açúcar, que já começa prejudicando a saúde dos dentes. Ao preferir café, é possível eliminar de vez o açúcar, evitando, inclusive, ganho de peso. Porém, as propriedades do café devem ser destacadas.

Estudos mostram que o café protege fígado e influencia até na prevenção à diabete, e melhoram a concentração.

 

Pão integral com linhaça a pão francês

Feito com farinha de trigo integral, possuem fibras, que aumentam a saciedade, e vitaminas do complexo B, que ajuda na disposição. Já o pãozinho francês contribui para o índice glicêmico (IG).

 

Margarina a manteiga

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Margarinas de qualidade costumam oferecer um mix de gorduras mono e poli-insaturadas, que têm afinidade com assuntos do coração. Basta lembrar que, do grupo das poli, faz parte o ômega-3, um aliado na redução do colesterol.

Já o tipo de gordura da manteiga é mais consistente e precisa de temperaturas altas para liquefazer. A recomendação é não ultrapassar 7% do total de calorias diárias, ou seja, cerca de 15,5 g para uma dieta de 2000 – a quantidade de pouco mais de 1 colher de sopa.

 

 

Mamão papaia a mamão formosa

O licopeno é um pigmento da família dos carotenoides (potentes antioxidantes), que tinge os vegetais de laranja forte ou vermelho. Entre os dois, além de mais licopeno, o mamão papaia é riquíssimo em fibras, além de vitamina C. Começar o dia com meia unidade é bastante recomendável.

E não se esqueça: frutas sempre são bem-vindas no café da manhã!

 

Ricota fresca a queijo de minas

Entre os tipos de quijo, a ricota é praticamente imbatível nos fatores gordura e caloria se comparada à maioria dos queijos. Também não concentra altos teores de sódio. Já o minas costuma ser bem salgado, e sal em excesso causa danos a vários órgãos.

 

Omelete de claras a omelete normal

Nada de gordura e de colesterol na opção com claras, e elevado teor de proteína de alto valor biológico por causa da albumina, substância aliada dos praticantes de atividade física, pois fortalece os músculos. Tem ainda boa concentração de aminoóacidos.

Estudos indicam que caprichar na ingestão desses nutrientes pela manhã ajuda a prolongar a saciedade. Já a omelete normal, se levar mais de um ovo, pode influenciar negativamente nos níveis de colesterol.

 

Geleia a requeijão

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A geleia costuma dar ao cardápio substâncias protetoras vindas das frutas usadas no preparo, por exemplo, das berries e das uvas, antocianinas, que defendem as células de radicais livres; dos frutos alaranjados, o betacaroteno, que protege pele e olhos. E sem os níveis de gordura do requeijão, que leva creme de leite, que incorpora uma magnífica porção de gordura ao alimento. Isso sem contar o teor calórico, que sobe além da conta.

 

Cereal matinal sem açúcar a cereal matinal com açúcar

O cereal sem açúcar ajuda a evitar o diabetes e protege suas artérias.

 

 

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