crianças

O que colocar na lancheira das crianças?


Uma grande dúvida dos pais é o que colocar na lancheira das crianças: Quais são os alimentos mais indicados, o que evitar e como fazer a criança entender a importância de consumir determinados alimentos.

A dra. Marisa Diniz Graça, nutricionista do Hospital Leforte, diz que o importante é ter um planejamento no momento de montar a lancheira da criança. “A sugestão é que a mãe sente com a criança e, respeitando as preferências alimentares, monte um cardápio de acordo com a idade”. Ela ainda sugere que as crianças participem do momento da seleção do cardápio e, ainda, que acompanhem os pais na ida ao mercado, o que é muito importante para desenvolver o hábito de uma alimentação mais saudável.

 

 

A influência dos amigos costuma ser muito grande na fase da introdução de novos alimentos, “muitas vezes, o amiguinho pedindo para comer, a criança atende; e às vezes, a mãe pedindo, ela diz que não gosta, e nem experimenta”.

Veja mais no vídeo da dra. Marisa Diniz Graça em nosso canal no YouTube
 

Dicas para montar a lancheira

 

Para conservar por mais tempo os alimentos, a dra. recomenda que a lancheira seja térmica, para um lanche que ocorra em até três horas.

Como se trata de um lanche intermediário, já que as refeições principais são café da manhã, almoço e janta, a recomendação é colocar uma fonte de carboidrato (pode ser pão ou bolo integral) e um suco.

Sugestões:

PÃO: importante fonte de carboidrato, é nutritivo e muito saboroso. Como recheio, pode passar um patê de atum, ou de frango, ou ainda queijo branco e tomate.

BEBIDAS: de preferência sucos naturais, para que hidratem e nutram a criança. Evitar sucos industrializados, já que têm um alto teor de açúcar. Eventualmente se for necessário enviar um suco de caixinha, verificar aquele com o menor teor de açúcar, de sódio e de conservantes.

FRUTAS: frutas ou salada de frutas são uma ótima opção para fornecer vitaminas e fibras.

Search

+