O atendimento oncológico do Grupo Leforte durante a pandemia de Coronavírus: o que pacientes devem saber

O atendimento oncológico do Grupo Leforte durante a pandemia de Coronavírus: o que pacientes devem saber

7 maio 2020 Coronavírus

Pacientes oncológicos não devem suspender o tratamento durante a pandemia de Coronavírus. Para garantir segurança e conforto, o Grupo Leforte concentrou o atendimento de pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19 no Hospital Leforte Liberdade. Já a área de tratamento oncológico está em funcionamento na unidade Oncologia Leforte Higienópolis, para garantir a segurança de pacientes e acompanhantes.

 

Por que continuar o tratamento durante a pandemia de Coronavírus?

O Dr. Hélio Pinczowski, médico coordenador da oncologia clínica do Grupo Leforte, afirma que o conceito de “grupo de risco” não é o mesmo para todos os pacientes. Segundo ele, algumas pessoas em tratamento têm mais riscos de sofrer complicações decorrentes de Covid-19 do que outras. Tudo depende do estado clínico e tipo de tratamento.

O médico alerta o perigo do abandono do tratamento. Um exemplo desse tipo de caso é alguém que faz uma cirurgia para retirada de tumor na mama e precisa seguir com quimioterapia para evitar que esse tumor volte. A recomendação é que as datas estipuladas das sessões sejam seguidas.

Pacientes que estão em tratamento para controle da doença podem conversar com o médico sobre espaçar as sessões, caso sintam desconforto relacionado a efeitos colaterais, como a dificuldade de alimentação. Segundo o Dr. Pinczowski, adiar em uma ou duas semanas é comum nesses casos.

No caso de cirurgias já marcadas, o ideal é que o médico oncologista avalie o caso do paciente para saber se ela deve ser mantida ou adiada. “A gente, às vezes, inverte a ordem no tratamento pra começar algum tipo de controle, que seja quimioterapia, hormonioterapia ou radioterapia e aguarda acalmar essa situação e as cirurgias retornarem ao normal”, diz. A preocupação é não expor o paciente a ambientes com potencial de infecção por Covid-19.

 

Cuidados que o paciente oncológico deve ter durante o tratamento

Os cuidados para evitar a exposição ao vírus não são diferentes dos recomendados a toda a população. Além de ressaltar a importância de manter o isolamento social, ou seja, não ter contato com outras pessoas que não as que moram na mesma casa, o Dr. Pinczowski dá orientações para as sessões de tratamento e deslocamento até o hospital:

  • Usar máscara o tempo todo, no caminho ao hospital, na sala de espera e durante a sessão de tratamento;
  • Caso seja muito necessário o uso do transporte público para ir ao hospital ou à clínica, usar luvas além da máscara, e descartá-las ao chegar no local;
  • Higienizar as mãos com como o álcool em gel por 20 a 30 segundos ou se possível lave com água e sabão por 40 a 60 segundos.
  • Não tocar o rosto em nenhum momento, seja no hospital ou a caminho dele;
  • Evitar se sentar perto de outras pessoas na sala de espera do hospital

O Grupo Leforte também intensificou as medidas de segurança para os pacientes oncológicos, como orientá-los a reduzir o número de acompanhantes e espaçar os horários de agendamento. Nós fazemos um agendamento mais racional, do tipo de paciente, dos horários que eles podem vir, para que não haja um grande fluxo de pessoas porque devemos lembrar que os pacientes oncológicos vão a sua clínica de tratamento geralmente acompanhados”, conclui o Dr. Pinczowski.

 

Telemedicina no atendimento de oncologia do Grupo Leforte

A área de oncologia do Grupo Leforte já implementou o serviço de telemedicina. Para o Dr. Pinczowski, esse é um avanço para que pacientes possam recorrer ao médico sem precisar se expor de forma desnecessária fora de casa. “Na Oncologia temos diversos médicos disponíveis para atender via telemedicina e o Grupo Leforte está preparado”, afirma. 

Existem três canais por onde é possível agendar teleconsulta em especialidades médicas:

Aplicativo Leforte;
Site do Grupo Leforte;
Call center.

 

Caso opte por seguir com agendamento por APP ou Site:

1º.

No canal escolhido, selecione a especialidade médica desejada entre as que estão disponíveis para teleconsulta, por exemplo:

• CARDIOLOGIA ONLINE (TELECONSULTA).

 

2º.

Escolha do médico e da unidade para a teleconsulta. Se houver mais de um especialista disponível, você pode selecionar um. O mesmo em relação à unidade de atendimento.

 

3º.

Entre os horários disponíveis, selecione o melhor para você. Depois disso, você recebe um número de protocolo com a confirmação do agendamento da teleconsulta.

 

Realizar a teleconsulta é muito simples

No dia do seu atendimento, você receberá um SMS e e-mail com um link para acessar a ferramenta de teleconsulta, basta você clicar e iniciar o seu atendimento. Fique tranquilo, esse processo é muito rápido e fácil.

Não é necessário baixar nenhum programa ou aplicativo.

 

Quer saber mais sobre as medidas de segurança adotadas pelo Grupo Leforte, clique aqui.

Leia outras notícias relacionadas à Covid-19 aqui.

 

Atendimento presencial de Oncologia do Grupo Leforte

Consultas, quimioterapias e curativos de todas as unidades foram transferidos para o núcleo de Oncologia Leforte Higienópolis.

  • Funcionamento: de segunda a sexta-feira-feira, das 8h às 19h.
  • Endereço: Avenida Angélica, 2503 – Higienópolis
  • Agendamentos apenas por telefone: (11) 3797-3000.

Search

+