No verão, combine suco e salada

No verão, combine suco e salada

Por Vanessa Tatiane Freire do Nascimento, nutricionista do Hospital e Maternidade Christóvão da Gama – Grupo Leforte


Clima muito quente é sinônimo de mais copos de água por dia (habitualmente, transpiramos mais no verão), e alimentação leve, priorizando uma dieta “refrescante”.  Entram nesse cardápio alimentos frescos como verduras e legumes, que além de nutritivos (fontes de vitaminas e minerais), possuem baixo valor calórico. Entre as opções estão couve, brócolis e ervilhas, fontes de luteína e zeaxantina, que atuam como uma proteção extra contra os raios ultravioletas.

Sobre o que escolher na hora de montar o cardápio, prefira vegetais da época. Dessa forma, estará consumindo produtos mais saborosos, mais fáceis de encontrar e mais baratos.

As frutas, além de refrescantes, funcionam como um excelente fator de proteção. Algumas, como mamão, laranja, goiaba, manga, melancia e morango, são ricas em vitamina C e betacaroteno, com potente efeito antioxidante – ajuda a combater os danos causados pela formação de radicais livres, vindos da exposição solar.

Pensando em uma dieta mais leve, a nutricionista Vanessa Tatiane Freire do Nascimento, do Hospital e Maternidade Christóvão da Gama – Grupo Leforte, selecionou quatro receitas simples, fáceis de fazer e que trarão mais frescor e saúde para o seu verão.

Suco de betacaroteno

suco de 3 laranjas

1/2 beterraba

1/2 cenoura

1/2 manga

gelo

Modo de Preparo

Bata tudo no liquidificador e não coe (assim, você consome mais fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino). Se for adoçar, prefira mel.

 

Suco refrescante de cenoura

1 cenoura

10 morangos

1 copo (200ml) de água de coco

gelo

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Da mesma forma, não coe e dê preferência ao mel se quiser um suco mais doce.

 

Salada de abobrinha e tomate cereja

2 xícaras (chá) de tomates cereja cortados ao meio

1 xícara (chá) de milho verde (pode ser in natura congelado)

1/4 xícara (chá) de azeite de oliva

1/4 xícara (chá) de manjericão fresco

2 colheres (sopa) de suco de limão

2 colheres (sopa) de mostarda

3  abobrinha médias

Sal a gosto e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Corte a abobrinha em cubos e reserve. Polvilhe com a colher (chá) de sal, misture e deixe descansar por 30 minutos. Em uma tigela, misture a mostarda com o suco de limão e tempere com sal e pimenta. Junte o azeite aos poucos, batendo sempre com um batedor de mão, até ficar homogêneo. Em uma saladeira, misture a abobrinha com o milho e o tomate e junte o molho. Misture bem, polvilhe o manjericão e sirva.

 

Salada de beterraba e grão de bico

1/3 xícara (chá) de azeite de oliva

1/4 xícara (chá) de suco de limão

1/3 xícara (chá) de Água

200 gramas de vagem cozida

2  beterraba médias cruas e sem casca

2  mangas  cortadas em cubos

1 xícara (chá) de coco em fatias finas

1 xícara (chá) de grão de bico cozido

1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

No liquidificador, bata o azeite de oliva, o suco de limão, a água e o sal até ficar uma mistura homogênea. Reserve. Corte a vagem e a beterraba (em rodelas e depois ao meio). Para servir, misture todos os ingredientes e o molho.

 


Leia mais:

O perigo dos alimentos industrializados

O perigo das dietas por conta própria

Search

+