Centro de Neurologia
Grupo Leforte

Centro de Neurologia

A Neurologia é a especialidade da Medicina que estuda o funcionamento, diagnostica e trata doenças ou distúrbios estruturais de todo o sistema nervoso e do sistema neuromuscular.

As principais patologias assistidas pelos neurologistas e neurocirurgiões são: AVC, cefaleia, esclerose múltipla, enxaqueca, epilepsias, síndromes neurodegenerativas, distúrbios do sono, traumatismo crânio-encefálico, entre outros. O Hospital Leforte possui estrutura avançada para exames e tratamentos de qualquer problema neurológico, em qualquer nível de gravidade.

Grupo Leforte

AVC – ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda causa de morte em todo o mundo, assim como no Brasil. Perde apenas para doenças cardiovasculares.

De acordo com dados globais da Organização Mundial em AVC (WSO), anualmente, 13,7 milhões de pessoas têm um derrame. Desse total, 5,5 milhões não conseguem socorro a tempo e morrem. A WSO aponta ainda que 60% de todos os derrames são em pessoas com menos de 70 anos; 8% têm menos de 44 anos; e uma em cada quatro pessoas com mais de 25 terá um AVC.

Em 2015, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o AVC foi responsável por 6,2 milhões de mortes em todo o mundo, equivalente a 9,9% do total de óbitos.

Sintomas que podem indicar um AVC, e que ocorrem de forma súbita:

  • Fraqueza ou dormência em um lado do corpo
  • Confusão, dificuldade para falar ou entender
  • Dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos
  • Dificuldade para andar
  • Cefaleia intensa e sem causa aparente
  • Tontura ou falta de coordenação dos movimentos
centro de neurologia leforte
centro de neurologia leforte

TELEMEDICINA

Vivemos um tempo de profundos avanços tecnológicos, com mudanças significativas ocorrendo todo momento. A rapidez desses avanços impacta de forma decisiva processos na área da saúde, tanto na esfera da atualização nos diversos campos do conhecimento como na disponibilização da melhor assistência. Nesse contexto, a telemedicina tem papel decisivo, pois derruba barreiras físicas, permitindo a tomada da melhor decisão para tratar doenças, orientar equipes clínicas, oferecer suporte a pacientes e salvar vidas. A Neurologia, por exemplo, encontra importante campo de atuação quando associada às possibilidades da telemedicina.

ENXAQUECA

Segundo a Sociedade Americana de Dor de Cabeça, as mulheres sofrem com enxaquecas três vezes mais que os homens. O Centro de Neurologia do Leforte conta com um núcleo para tratamento da cefaleia.

O neurologista Dr. José Luciano Monteiro Cunha explica os fatores que desencadeiam o problema e detalha as características dos diferentes tipos de enxaquecas.

centro de neurologia leforte
centro de neurologia leforte

ESCLEROSE MÚLTIPLA

O Centro de Neurologia do Leforte também conta com o NATEM – Núcleo de Atenção e Tratamento da Esclerose Múltipla e um núcleo voltado ao tratamento da cefaleia.

Saiba mais sobre sintomas, causas e tratamento da doença no video ao lado. Confira também o artigo da Dra. Paula Tavares Nascimento sobre o tema e saiba identificar os sintomas.