Neurologia

No Leforte o atendimento neurológico vai desde o Pronto-Socorro até o pós-alta.

EQUIPAMENTOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO

A Neurologia é a especialidade da Medicina que estuda o funcionamento, diagnostica e trata doenças ou distúrbios estruturais de todo o sistema nervoso e do sistema neuromuscular.

As principais patologias assistidas pelos neurologistas e neurocirurgiões são: AVC, cefaleia, esclerose múltipla, enxaqueca, epilepsias, síndromes neurodegenerativas, distúrbios do sono, traumatismo crânio-encefálico, entre outros. O Hospital Leforte possui estrutura avançada para exames e tratamentos de qualquer problema neurológico, em qualquer nível de gravidade.

centro cirurgico

AVC – ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Em escala mundial, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda principal causa de morte. É uma doença que ocorre predominantemente em adultos de meia-idade e idosos. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015, o AVC foi responsável por 6,2 milhões de mortes em todo o mundo, equivalente a 9,9% do total.

 

Sintomas que podem indicar um AVC, e que ocorrem de forma súbita:

  • Fraqueza ou dormência em um lado do corpo
  • Confusão, dificuldade para falar ou entender
  • Dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos
  • Dificuldade para andar
  • Cefaleia intensa e sem causa aparente
  • Tontura ou falta de coordenação dos movimentos

O Hospital Leforte tem protocolos específicos para AVC, veja no video ao lado o que fazer em caso de emergência e no botão abaixo um artigo completo sobre a doença.

TELEMEDICINA

Vivemos um tempo de profundos avanços tecnológicos, com mudanças significativas ocorrendo todo momento. A rapidez desses avanços impacta de forma decisiva processos na área da saúde, tanto na esfera da atualização nos diversos campos do conhecimento como na disponibilização da melhor assistência. Nesse contexto, a telemedicina tem papel decisivo, pois derruba barreiras físicas, permitindo a tomada da melhor decisão para tratar doenças, orientar equipes clínicas, oferecer suporte a pacientes e salvar vidas. A Neurologia, por exemplo, encontra importante campo de atuação quando associada às possibilidades da telemedicina.

Acesse aqui e leia um especial preparado pelo Estadão sobre a utilização da telemedicina pela equipe da Neurologia Hospital Leforte.

telemedicina

ENXAQUECA

Segundo a Sociedade Americana de Dor de Cabeça, as mulheres sofrem com enxaquecas três vezes mais que os homens. O Centro de Neurologia do Leforte conta com um núcleo para tratamento da cefaleia.

O neurologista Dr. José Luciano Monteiro Cunha explica os fatores que desencadeiam o problema e detalha as características dos diferentes tipos de enxaquecas. Confira no vídeo ao lado os sintomas e caso se identifique, procure um médico.

enxaqueca

ESCLEROSE MÚLTIPLA

O Centro de Neurologia do Leforte também conta com o NATEM – Núcleo de Atenção e Tratamento da Esclerose Múltipla e um núcleo voltado ao tratamento da cefaleia.

Saiba mais sobre sintomas, causas e tratamento da doença no video ao lado. Confira também o artigo da Dra. Paula Tavares Nascimento sobre o tema e saiba identificar os sintomas.

neurologia