Médicos do Leforte Oncologia

Médicos do Leforte Oncologia participam de evento na França


O coordenador da Cirurgia Oncológica do Leforte Oncologia, Ricardo Antunes, também vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), está à frente do 12º Curso Internacional de Cancerologia, que ocorre na próxima semana, em Paris, entre os dias 11 e 15.

Promovido pela SBC e com apoio do Grupo Leforte, o curso será realizado pelo Hospital Croix Saint Simon, uma das maiores referências em cirurgia robótica na Europa. A instituição, tradicional em toda a França, receberá a delegação formada por 80 cancerologistas brasileiros.

Além do aprimoramento e da qualificação científica, a finalidade é proporcionar atualização e aprendizado ao médico participante. “A troca de experiências entre os profissionais dos dois países trará capacitação para melhor cuidar o paciente oncológico, foco fundamental da realização desse evento. Essa experiência permite ainda uma relação pessoal muito rica, que gera importantes desdobramentos individuais e coletivos” destaca o Dr. Ricardo Antunes.

Além disso, a delegação brasileira participará de um jantar na embaixada brasileira, com a presença do ministro Pedro Correa e do embaixador Paulo Campos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o biênio 2018/2019 são estimados 1,2 milhão de novos casos da doença no País. Dr. Ricardo Antunes ressalta:

“As pessoas precisam saber sobre a importância da prevenção. A incidência tende a crescer em todo o mundo, por isso tentar evitar a doença por meio de uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas e deixar de fumar são caminhos que todos precisamos trilhar. Somado a isso, a realização de exames preventivos, para o diagnóstico precoce, é essencial”.

 

Programação

O curso é destinado a médicos que possuem interesse ou atuam diretamente no tratamento do câncer – tanto na área clínica, cirúrgica, radioterápica, medicina nuclear, patologia, radiologia e anestesia, como integrando equipes multidisciplinares de atenção ao câncer.

“O curso tem formato um pouco diferente. Durante a parte da manhã, haverá atividades práticas, e os médicos poderão acompanhar as atividades dos centros cirúrgicos, eventualmente atuando no atendimento ao paciente”, explica Dr. Ricardo Antunes.

O Hospital Croix Saint Simon elaborou uma diversificada programação para os médicos. Veja o que será abordado:

  • Novas técnicas de imagem e medicina nuclear em mastologia e ginecologia
  • Técnicas em oncoplástica no câncer de mama
  • Medicina Genômica com recomendações terapêuticas a partir de painéis genéticos, propiciando um tratamento personalizado para diversos tipos de câncer, alcançando melhores resultados de cura e sobrevida
  • Mastectomia Robótica
  • Tumores da Cabeça e Pescoço
  • Apresentações ao vivo de cirurgias robóticas do intestino grosso e reto, fígado, cabeça e pescoço, mama, ginecologia e urologia
  • Discussões clínicas sobre drogas-alvo moleculares e imunoterapia para o futuro da oncologia
  • Avanços em Anatomia Patológica
  • Avanços na endoscopia diagnóstica e terapêutica com uso de radiofrequência em displasia gástrica de alto grau
  • Avanços na Quimioterapia
  • Pesquisa do gânglio sentinela com fluorescência para o câncer ginecológico e melanoma
  • Peritonectomia com HIPEC para o cancer do ovário e gastrointestinal
  • Técnicas cirúrgicas minimamente invasivas para o câncer
  • Quimioterapia para o câncer de pâncreas localmente avançado
  • Consenso pós-ASCO para tumores de esôfago e estomago

 

Leia mais:

Novo equipamento para o tratamento radioterápico: Elekta Infinity

Transplantes sem Fronteiras: Leforte é referência em transplantes de Rim e Pâncreas

Mulheres Cirurgiãs

Search

+