Mamães de Primeira Viagem

Mamães de Primeira Viagem

1- Quais são as principais mudanças no corpo da mulher durante a gravidez?

– Durante a gravidez, a mulher vai se sentir mais emotiva devido as alterações hormonais;

– Os dentes ficam mais fracos e sujeitos a cáries devido a diminuição de cálcio. As gengivas também podem ficar inchadas e sangrar com mais facilidade. É importante o acompanhamento de um dentista nesta fase para evitar complicações como a periodontite, inflamação mais grave da gengiva;

– Os seios ficam mais sensíveis e maiores. O inchaço acontece devido ao aumento de vasos sanguíneos na região, que facilitam a produção de leite;

– A retenção de líquido ajuda no surgimento de celulites e estrias. Use e abuse dos óleos de semente de uva e amêndoa ou cremes específicos para grávidas;

– Pernas e pés costumam inchar com mais frequência a partir do segundo trimestre. Conforme o bebê fica mais pesado, os vasos sanguíneos ficam mais comprimidos.

 

2- Grávida deve comer por dois?

Esse é um dos maiores mitos sobre gravidez. Se a gestante comer por dois, pode ficar obesa e ter maior risco de parto prematuro ou desenvolver diabetes, hipertensão e até distúrbio na tireoide. A obesidade contribui também para o aumento de peso do feto e pode levar o bebê a óbito.

 

3- Grávida pode tingir cabelo?

Muitas mães têm vontade de pintar os cabelos durante a gestação, mas preferem não arriscar para não prejudicar a saúde do bebê.  As tinturas de cabelo e tonalizantes possuem substâncias que podem ser absorvidas pelo organismo e prejudicar o desenvolvimento do feto.

Entretanto, os médicos recomendam o uso destes produtos somente após a 12ª semana de gravidez quando as chances de malformação diminuem. O ideal é optar por produtos que não tenham iodo e amônia na composição como as hennas ou produtos naturais. Durante a aplicação do produto, evite contato com a raiz do cabelo para proteger o couro cabeludo.

Para as mulheres que optarem por luzes, a técnica da touca com água oxigenada é a mais recomendada, desde que não haja outro produto adicionado à mistura. De qualquer forma, é importante lembrar que a grávida faça esses procedimentos somente com um profissional.

 

4- Muito enjoo é normal?

O enjoo afeta cerca de 60% das gestantes e acontece na primeira gestação quando o corpo da mulher está se preparando para as alterações. Isso acontece porque olfato e paladar ficam muito aguçados e os hormônios que estão em alta, alteram o funcionamento do intestino. Com isso, ele trabalha mais devagar e a digestão fica mais lenta, gerando crises frequentes de azia.

 

5- Grávida pode fazer exercício físico?

Gravidez e atividade física combinam sim, embora muita gente pense o contrário. Os exercícios físicos diminuem os inchaços, enjoos, dores nas costas e articulações e ainda previnem a diabetes gestacional e hipertensão arterial. Além disso, o bom preparo muscular e cardiovascular propiciam uma rápida recuperação no pós-parto

Apenas em casos de gestação de risco, ameaça de aborto ou trabalho de parto prematuro é que a prática de exercícios não é recomendada. Por isso, é importante consultar o seu médico obstetra antes de iniciar algo por conta própria.

Atividades recomendadas para gestantes:

– Hidroginástica e natação, que diminuem a sobrecarga muscular em regiões sensíveis como é o caso da lombar;

– Ioga, pilates e RPG, que previnem a perda de tônus muscular e melhoram a flexibilidade;

 

6- Grávida pode tomar café?

Pode, mas com moderação. A cafeína está presente não só no café mas em outras bebidas como guaraná, chocolate, chá, refrigerantes à base de cola, analgésicos e antigripais. Quando consumida em excesso na gravidez, pode atravessar a barreira placentária e aumentar as chances de aborto, parto prematuro e baixo peso do bebê.

O consumo ideal seria 200 mg ao dia (três cafés expressos). Mesmo assim, é preciso ficar atento às medidas já que a quantidade de cafeína depende do modo de preparo, marca do produto e tamanho da xícara.

 

7- Grávidas sentem mais calor?

Sim, principalmente no final da gestação. Uma das variações hormonais da gravidez é o aumento de estrogênio, que facilita a dilatação dos vasos sanguíneos aumentando o aporte sanguíneo do bebê.

A temperatura pode aumentar cerca de meio grau durante a gravidez. Por isso, a gestante sente mais calor em determinados períodos. Fique atento para queda de pressão, aumento da frequência cardíaca, rinite ou obstrução nasal.

De qualquer forma, use roupas leves e hidrate-se bem todos os dias.

 

8- Como decorar o quartinho do bebê?

Na hora de decorar o quartinho do bebê, o quesito segurança está em primeiro lugar. Por isso, todos os móveis devem ter certificado de segurança. Outro detalhe fundamental é a quantidade de móveis e objetos no quarto.

Quanto mais objetos, maior será a possibilidade de acúmulo de sujeira, pó e bactérias que podem prejudicar a saúde do bebê. Carpetes, tapetes, cortinas e pelúcias são portas de entrada para alergias e outros problemas respiratórios.

Evite também deixar muito objetos dentro do berço como almofadas e brinquedos, que elevam o risco de sufocamento do bebê. Deixe o espaço o mais arejado possível.

 

9- Por que o tempo do puerpério é tão importante?

Também conhecido como quarentena, o puerpério é o período de 6 a 8 semanas pós-parto, em que a mulher passa por mudanças físicas e emocionais, além de se recuperar das transformações ocorridas ao longo da gestação.

Uma das principais transformações é a queda de níveis hormonais, que deixa a mulher mais cansada e com o emocional mais frágil. Neste período, o apoio de familiares e amigos é fundamental para observar o agravamento desses sintomas como falta de apetite, insônia ou tristeza, que podem ser sinais de uma depressão pós-parto.

 

É importante lembrar que toda gestante deve fazer Pré-Natal para acompanhar e entender as mudanças do corpo e o desenvolvimento da criança. A Maternidade do Hospital Christóvão da Gama, do Grupo Leforte, oferece todo atendimento necessário desde os primeiros exames e acompanhamento com especialistas até o momento do parto.

Saiba mais aqui 

Search

+