Leforte e SBC entregam Prêmio Ricardo Boechat durante TJCC

Leforte e SBC entregam Prêmio Ricardo Boechat durante TJCC

O último dia do Congresso Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), quinta-feira (5), foi escolhido para a entrega dos troféus aos ganhadores do 1º Prêmio Ricardo Boechat de Combate ao Câncer. Iniciativa da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), com apoio do Grupo Leforte, a premiação reverencia quatro categorias de trabalhos (profissionais e instituições), com a finalidade de reconhecer e estimular ações que contribuam na luta contra a doença. Os ganhadores são o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o portal Oncoguia, a médica dra. Angelita Gama e o cartunista Mauricio de Souza. A entrega dos troféus foi conduzida pela jornalista Veruska Boechat, viúva de Ricardo Boechat. Durante a cerimônia, outras pessoas foram homenageadas.

Dr. Marcelo Medeiros, diretor de Relacionamento Institucional do Grupo Leforte, fez a abertura do painel do Leforte, no teatro. Ele reforçou a relevância de Ricardo Boechat para a imprensa brasileira e o empenho do jornalista na defesa de temas de interesse da sociedade, como o combate ao câncer. Destacou ainda o que a área da Oncologia representa para o Leforte, oferecendo unidades especializadas e equipes altamente capacitadas.

Dr. Ricardo Antunes, coordenador da Cirurgia Oncológica do Grupo Leforte, presidente da SBC e idealizador do prêmio, explicou o propósito da premiação, enfatizando a coragem, a postura ética e o extremo compromisso com a notícia e com a sociedade que marcaram a vida de Ricardo Boechat.

“Costumo dizer que uma premiação toma sua real dimensão quando sua causa é melhor conhecida. Boechat foi um dos mais brilhantes jornalistas da imprensa brasileira e notável ser humano. Em suas ações, ele sempre defendeu as causas do câncer no país. É merecida essa homenagem.”

Em 2017, Ricardo Boechat recebeu o título de membro honorário da Sociedade Brasileira de Cancerologia na Associação Médica Brasileira, e participou de várias campanhas da SBC no combate e prevenção ao câncer. Além disso, o jornalista costumava se envolver em campanhas e causas de interesse da sociedade. O jornalista morreu em um acidente de helicóptero, no início de 2019.

Leforte e SBC entregam Prêmio Ricardo Boechat durante TJCC

 

O prêmio

Os homenageados foram eleitos por uma comissão julgadora formada pela SBC e pela Associação Médica Brasileira (AMB), nas seguintes categorias:

Médico – médica e professora Angelita Gama, que criou, em parceria com diversas entidades, a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (ABRAPRECI). A médica Carmem Manzione a representou.

Comunicação – o cartunista Maurício de Sousa lançou gibi e DVD “Pele e o Sol”, da Turma da Mônica, para falar com crianças sobre prevenção ao câncer de pele infantil. O Instituto Mauricio de Sousa e a Abrale desenvolveram o Projeto Dodói, direcionado a crianças hospitalizadas com câncer. Mauro de Souza representou o pai e foi acompanhado dos personagens Mônica e Cebolinha, que ficaram ao lado dele no palco.

ONG de Destaque – Luciana Holtz Barros recebeu em nome do Instituto Oncoguia, que informa e orienta a população por meio de projetos e ações de informação, educação em saúde, apoio e orientação ao paciente, defesa de direitos e advocacy.

Instituição Pública – dr. Gélcio Mendes recebeu em nome do Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão auxiliar do Ministério da Saúde e responsável pelo desenvolvimento e coordenação de ações integradas em prevenção e controle do câncer no Brasil.

A concepção do troféu entregue aos homenageados foi do arquiteto Ruy Otake. O desenho da peça foi inspirado em características que, para ele, resumiam Ricardo Boechat.

“A peça é composta por seis pétalas. Possuem dimensões e desenhos diferentes, com banhos de acabamentos. Isso causa um movimento visual, representando como foi a vida de Boechat: dignidade, humanidade, cultura, democracia, jornalismo e justiça”, afirmou Ruy.

 

Emoção durante a cerimônia

As primeiras palavras de Veruska Boechat durante a entrega do prêmio vieram embargadas. Ela foi convidada ao palco logo depois de uma homenagem ao jornalista, feita pelos colegas da Band rádio e TV. Foi recebida pela plateia com um “doce Veruska”, como era chamada pelo marido. “Eu pensei que eu não conseguiria falar aqui. Ainda não tinha assistido nada do meu marido desde que morreu. Ele sempre ajudou as pessoas, era parceiro do dr. Ricardo Antunes na divulgação de informações sobre o câncer, e também lutava para que as pessoas tivessem acesso à saúde de qualidade”, disse.

Eduardo Barão, amigo e companheiro de Boechat no programa de todas as manhãs na Rádio Bandnews FM, também falou com bastante emoção sobre o papel de Boechat na disseminação de informação relevante à sociedade, como assuntos relacionados ao câncer.

Dona Mercedes, mãe de Ricardo Boechat, foi homenageada pelas netas Catarina e Valentina Boechat com flores. Ela estava acompanhada por um de seus quatro filhos. As netas também ganharam buquês.

Leforte e SBC entregam Prêmio Ricardo Boechat durante TJCC

Outra homenagem

Nise Yamaguchi, vice-presidente da SBC e diretora do Movimento Todos Juntos contra o Câncer, chamou ao placo Marula Steagall, presidente da Abrale e idealizadora do Movimento Todos Juntos contra o Câncer.

Importante referência no combate à doença, Merula é presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), entidade que iniciou o Movimento Todos Juntos contra o Câncer, e lançou um livro durante o congresso contando toda sua trajetória.

Ela ainda luta contra a doença e recebeu a homenagem ao lado da filha.

 

Show de encerramento

Mais um ano o cantor Fabio Jr. encerrou o painel do Grupo Leforte e da SBC no TJCC. Ele cantou alguns dos grandes sucessos de sua carreira, dando um tom mais otimista à participação das entidades no Congresso. Ele foi surpreendido com a presença do maestro João Carlos Martins, que subiu ao palco para abraçá-lo.

Antes do cantor, o coral de pacientes do Leforte também fez uma emocionante apresentação da música “Felicidade”, de Fábio Jr.

Leforte e SBC entregam Prêmio Ricardo Boechat durante TJCC Leforte e SBC entregam Prêmio Ricardo Boechat durante TJCC

 

 

 

 

 

 

Veja mais fotos do evento.

 

Search

+