Lean Healthcare

Lean Healthcare: Leforte Ensino e Cultura oferece curso sobre melhor gestão de processos na saúde


Com a finalidade de preparar e aprimorar o conhecimento de profissionais que atuam no mercado de saúde, o Leforte Ensino e Cultura, em parceria com a Hominiss Consulting, realizou o curso Yellow Belt em Lean Seis Sigma, no auditório do Hospital Leforte Liberdade. Baseado na filosofia Lean Healthcare, que traz o combate ao desperdício como princípio, o curso reuniu profissionais de diferentes empresas e alguns colaboradores do próprio Hospital.

Os consultores Lean, responsáveis pela adequação da metodologia à área da saúde (em especial à rotina hospitalar) valorizaram as atividades em grupo, alternando teoria e prática. “Muito interessante a experiência de unir a teoria em sala de aula com a prática, visitando um local, participando de toda a cadeia produtiva, da entrada à saída do paciente, entendendo todas as etapas do processo”, diz George Hebert de Azevedo Santos, engenheiro civil e administrador de empresas. Confira o depoimento completo de George sobre o curso de formação:

 

 

 “A dinâmica do curso foi excelente, permitindo a cada um dos participantes aprendizado fácil”, afirma Cleber de Oliveira, diretor de uma empresa de home care.

“Vim em busca de capacitação para uma nova área no Hospital Leforte. O preparo em Lean Healthcare permite que eu faça o melhor mapeamento dos processos, identificando e corrigindo gaps, e aprimore o meu desempenho profissional. Consegui aqui ter uma visão integral, e todos ganham com isso.”

 
Veja o depoimento de Cleber sobre o curso no vídeo abaixo:

 

A nova área do Hospital Leforte, mencionada pela enfermeira Renata Madrid, é Gestão de Acesso ao paciente oncológico, a qual ela assumiu a coordenação recentemente. O conhecimento que Renata adquiriu durante o curso fará toda a diferença,

Trata-se de treinamento extremamente rico. O yellow belt capacita a pensar em melhorias na gestão de processos, tornando-os menos complexos e com resultados mais efetivos, contribuindo assim com as estratégias da liderança”, afirma o Ronaldo Mardegan, black belt em Lean Seis Sigma e especialista em Lean Healthcare.

Há dez anos no Hospital Leforte, o anestesista e intensivista Eduardo Giroud decidiu participar do curso para ampliar o espectro de avaliação sobre os processos hospitalares, já que o médico costuma ter uma visão mais setorizada e focada no paciente.

“O curso ajuda a entender que o médico faz parte de uma linha de atendimento, e que há integração entre as áreas. Eu passo a entender mais sobre meus próprios processos, com a finalidade de otimizá-los”, diz.

Giroud citou a aplicação, no início de 2018, do modelo Lean em salas cirúrgicas do Hospital Leforte. “Com isso, aprimoramos sensivelmente a rotina das equipes e estamos agora nos capacitando para levar a solução para toda a linha que envolve o paciente cirúrgico no Morumbi. Vamos ‘pensar’ esse paciente de ponta a ponta, do momento em que ele agenda o procedimento à ida para o centro cirúrgico. Isso é buscar sustentabilidade”, explica.

 

Mão na massa

As atividades práticas foram, de forma unânime entre os 20 participantes do curso, muito enriquecedoras. Divididos em grupos, eles atuaram em busca das melhores soluções para o o fluxo em um pronto-socorro: entenderam o fluxo do paciente, as atividades de médicos e enfermeiros, o que poderia gerar desperdício e, a partir dos dados, construíram um planejamento completo de gestão de processos para o PS. Resolveram os problemas e projetaram uma situação futura muito melhor que a atual.

“Combater e eliminar desperdícios é preocupação constante da filosofia Lean. A metodologia permite enxergar o que de fato é importante para o paciente, agregando valor aos serviços oferecidos pelo hospital”, reforça Daniel Barberato.

 

Aprendizado para outras áreas da saúde

Embora o curso seja destinado a profissionais que atuam em hospitais, seu conteúdo e sua metodologia chamaram a atenção de consultores e administradores da saúde. Para Daniel Barberato, essa experiência, aliás, “foi bastante enriquecedora, pois reuniu na mesma turma profissionais com diferentes desafios e níveis de conhecimento diversos”.

Para o Cleber de Oliveira, que percebeu na dinâmica do curso um grande diferencial para o aprendizado da metodologia Lean, a expectativa agora é melhorar a relação entre a empresa que administra e as operadoras de planos de saúde, reduzindo não apenas os desperdícios, como também o gasto desnecessário de tempo.

“A farmácia e a entrega de medicamentos, por exemplo, são pontos de análise muito fortes na empresa. Temos que considerar as perdas com viagens e compras desnecessárias, além do tempo perdido na comunicação. Saio do curso com outra visão de negócio”, afirma.

A empresa onde a consultora Cristiane Almeida trabalha passa por uma algumas transformações, e ela será responsável pela implantação de um novo projeto, no Rio de Janeiro. Durante o curso, percebeu que terá capacidade de replicar todo esse conhecimento à equipe.

“Com isso, iremos definir juntos o diagnóstico, os fluxos adequados, as metas etc. Quando eu vi a oportunidade do curso, sabia que era o momento certo. Aqui, consegui absorver o preparo essencial e a aplicabilidade para os desafios que temos pela frente”, enfatizou a consultora.

 

Outros participantes:

“O objetivo foi aprender melhorias para aplicar em gestão de qualidade. Achei o curso muito eficiente, pois fomos aos locais entender como os processos ocorrem, e pudemos avaliar em grupo as melhorias que podiam ser feitas. Discutimos cada ponto com os consultores e isso foi muito válido. Saio mais preparada para levar esses conceitos para a minha rotina”, disse Barbara Silva de Sousa Lescs, médica. Confira o depoimento completo:
 

 

“Percebo que o curso ensina maneiras de executarmos as tarefas diárias de forma mais simples, rápida e assertiva. O conteúdo trouxe solidez ao entendimento que tenho sobre esse conceito, e irei aprimorar minha rotina como gestor. O curso é altamente recomendável para quem busca melhorias contínuas dentro de seus setores, e com resultados excelentes”, Anderson Rose Pereira, coordenador PS Morumbi. Confira o Depoimento completo:

 

 

 

Palestrantes e consultores:

 

Daniel Barberato Henrique

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSCAR, mestre em Engenharia de Produção pela USP, engenheiro de Produção pela UNESP e especialista em Lean Healthcare.
Possui experiência internacional pela BOSCH SIEMENS HOME APPLIANCE GROUP (Alemanha) e conduziu diversas implementações de Lean Healthcare em hospitais e operadoras de plano de saúde.

 


Ronaldo Mardegan

Engenheiro de Produção e mestre em Engenharia de Produção pela USP, MBA Executivo Internacional pela FIA – USP, Certificado APICS (The Educacional Society for Resource Management), em Supply Chain Management, e Certificado em Gestão de Negócios pela Universidade de Cambridge (UK) e pela Vanderbilt University (EUA).
Coordenou dezenas de implantações de Lean Enterprise em empresas dos mais diversos segmentos. É Black Belt em Lean Seis Sigma e especialista em Lean Healthcare.

 

 

Leia mais:

O que colocar na lancheira das crianças?

Saúde do coração da mulher

Hipertensão arterial

Search

+