desospitalizacao

Grupo Leforte tem iniciativa de desospitalização para continuar o tratamento de pacientes em casa

“Leforte em Casa” é uma iniciativa de desospitalização para os pacientes que têm condições clínicas para continuar o tratamento em casa, com a assistência presencial de uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde do Grupo Leforte. Eles fazem o acompanhamento e prestam, na residência do paciente, todos os cuidados de saúde previstos no tratamento planejado para cada caso.

 

Como funciona a desospitalização com o Leforte em Casa?

Durante o tratamento domiciliar, a assistência é feita por um profissional de saúde. A administração de medicamentos, monitoramento de sinais vitais e outros procedimentos terapêuticos – por exemplo, curativos e fisioterapia respiratória ou motora – continuam sendo feitos pela equipe do Grupo Leforte, só que na casa do paciente. E tudo isso sem qualquer custo adicional. A iniciativa tem três etapas:

1. Programação do tratamento e agendamento das etapas – um profissional de enfermagem fica responsável por programar e agendar todas as etapas do tratamento, desde a transição da saída do hospital até a assistência domiciliar. É ele quem vai entrar em contato por telefone com o paciente ou com o responsável legal para informar sobre os horários de visita em casa.

2. Procedimentos e condutas em casa – toda vez que o profissional da equipe de saúde do Grupo Leforte vai na casa do paciente, ele registra em um prontuário eletrônico os procedimentos que fizer e a evolução do estado de saúde. Isso quer dizer que toda a equipe envolvida sempre está informada do andamento do tratamento do paciente e consegue saber se é necessário mudar alguma coisa do que foi planejado.

3. Término do tratamento – depois que o tratamento terminar, o paciente será encaminhado para um médico da família que vai fazer o acompanhamento periódico dele daí em diante.

 

Quem pode participar da desospitalização do Leforte em Casa?

Somente os pacientes com um quadro de saúde estável, ainda que tenham pela frente um período médio ou longo de recuperação, podem ser avaliados para participar da desospitalização do Leforte em Casa.

Mas, como o modelo de cuidado muda, ou seja, o cuidado passa a ser feito em casa, existem vários critérios para garantir a segurança dos pacientesda desospitalização. Além da medicação controlada por uso prolongado, o paciente precisa ser muito bem avaliado em relação às suas condições clínicas. Por exemplo, não pode depender de oxigênio.

 

Quais os benefícios da desospitalização pelo Leforte em Casa?

O ganho é grande para a pessoa internada. Em vez de ficar acamada no hospital, ela receberá os cuidados especializados na residência dela. As visitas vão ser feitas com a frequência necessária para prestar os cuidados estipulados no tratamento que foi planejado especialmente para ela. O que pode incluir, por exemplo, visitas de fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

Assim, o Leforte em Casa consegue oferecer a melhor assistência, cuidado e, principalmente, manter a segurança do tratamento. O que também traz os seguintes benefícios:

  • O período de internação diminui;
  • A exposição ao ambiente hospitalar diminui;
  • Os riscos de infecção hospitalar ou de outra complicação associada à doença de origem também diminuem;
  • O conforto e acolhimento aumentam por estar em casa e a rotina familiar não ser muito alterada;
  • O estresse de toda a família diminui;
  • Os custos de saúde são reduzidos significativamente.

Para Camila Araújo Rodrigues, mãe do pequeno Arthur, de três anos, não há nada como enfrentar a doença dele em casa. Ele foi desospitalizado depois de passar quatro dias internado. “Poder dar continuidade ao tratamento em casa para a otite do Arthur foi maravilhoso”, afirma. “Aqui dormimos melhor, ele fica à vontade, andando por onde quer. Em casa, recuperou totalmente o apetite e tivemos um atendimento excepcional por parte dos profissionais que vieram vê-lo”.

 

Leforte em Casa é uma das iniciativas do Programa Leforte Integral

O Leforte em Casa faz parte do Programa Leforte Integral, que oferece para o paciente e a família dele uma assistência completa, coordenada e integrada. O Programa Leforte Integral faz o acompanhamento centrado no cuidado de forma contínua, direcionando a melhor conduta para cuidar de cada pessoa. Ele foca na saúde e no bem-estar geral e não apenas na doença ou em eventos pontuais.

O Programa Leforte Integral une processos operacionais presenciais e à distância para promover a gestão da saúde do indivíduo como um todo. A partir da entrada na instituição, os pacientes são inseridos em Linhas de Cuidados Assistenciais – em áreas como Cardiologia, Obesidade, Diabetes e outras. Elas têm diretrizes gerais que podem ser customizadas a partir de um monitoramento permanente, que inclui atenção primária, secundária ambulatorial, diagnósticos complementares, hospitalização e atendimento domiciliar.

A integração desses cuidados está baseada no uso intensivo da tecnologia da informação e de business intelligence, que permitem o acesso aos serviços por parte dos pacientes, por meio do Aplicativo Leforte, e o acompanhamento permanente da jornada do paciente em sua linha de cuidado, com o uso de telenavegação e sistemas operacionais de gestão que serão agregados ao Programa Leforte Integral até o final de abril de 2020.

Search

+