XXI Congresso Brasileiro de Cancerologia

Grupo Leforte participa do XXI Congresso Brasileiro de Cancerologia

23 ago 2018 Releases

Evento reúne especialistas brasileiros e internacionais para debater avanços em diagnósticos e tratamentos


A relação entre o câncer e o idoso será um dos temas abordados durante o XXI Congresso Brasileiro de Cancerologia – CONCAN 2018 – que acontecerá entre os dias 29 e 31 de agosto, em Belém, no Pará. Com o aumento da expectativa de vida, a incidência da doença entre os mais velhos ocorre devido a maior exposição de fatores ambientais externos e sensibilidade do sistema imunológico.

“Atualmente cerca de 50% dos atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos que realizamos são em pacientes com mais de 60 anos. Os números podem parecer inicialmente ruins, mas se analisarmos todos os avanços em diagnósticos, tratamentos e bons resultados, vemos que a doença não é mais uma sentença de morte”, explica Ricardo Antunes, coordenador de cirurgia oncológica do Leforte Oncologia que assumirá, no evento, o cargo de novo presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) para o triênio 2018/2021.

Com expectativa de reunir cerca de 1.500 profissionais de saúde, o COCAN deve ser palco de acordos que permitam a atuação na prevenção, na educação infantil e controle de incidência da doença no país. Entre eles, está a cooperação entre a SBC e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde (OMS), uma carta de intenção para um trabalho em conjunto com Otis Brawley, vice-presidente executivo da American Cancer Society, e a atualização de parceria com a Federação das Sociedades de Cancerologia da América do Sul (Fescas).

“Nosso objetivo é intensificar a integralização com instituições renomadas e de abrangência internacional, que são voltadas ao cuidado do câncer”, destaca Antunes.

A programação científica também contará com a multidisciplinariedade incluindo especialidades médicas como ginecologia, ortopedia, mastologia, urologia, hematologia, dermatologia, gastroenterologia, pediatria e nutrologia, entre outros.

O tema “Tratamento da dor oncológica com opioides” será abordado pela Dra. Fauzia Naime, coordenadora da Oncologia Clínica do Leforte Oncologia. Já o Dr. Bruno Yuki Yoshida, cirurgião do Leforte Oncologia irá falar novas técnicas de tratamento do câncer do estômago que estão sendo realizadas no Japão. Entre os palestrantes internacionais estão o Dr Barry Bultz, diretor do Departamento de Oncologia Psicossocial e Reabilitação da Universidade de Calgary, no Canadá; e Luzia Travado, psicóloga clínica em saúde e psicoterapeuta pela Univ ersidade de Lisboa, especializada em psico-oncologia e cuidados paliativos.

 

II Meeting Internacional de Oncologia do Hospital Leforte

Paralelamente ao CONCAN, o Grupo Leforte reunirá grandes representantes da oncologia que irão debates temas como os novos protocolos de quimioterapia e terapias-alvo, técnicas atuais de diagnóstico de câncer de pulmão, cirurgia citorredutora com quimioterapia peritoneal (HIPEC) no tratamento da carcinomatose peritoneal, entre outros.

O XXI Congresso Brasileiro de Cancerologia será mediado pelos Drs. Hézio Jadir Fernandes Junior, coordenador da Oncologia Clínica do Leforte Oncologia e Ricardo Salles Santos, cirurgião pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP), também contará com as presenças do Dr. Richard Schulick, chairman da Escola de Medicina da Universidade do Colorado; Dr. Hiran C. Fernando, diretor do Boston Medical Center (BMC) e Dr. Joaquim Abreu Souza, diretor do Instituto Português de Oncologia no Porto.

Um dos destaques será o protocolo “ERAS” de cuidados perioperatórios para cirurgia do câncer de pulmão e esôfago que será apresentado pelo Dr. Hiran. “Vamos debater novas abordagens em tratamentos e diagnósticos extremamente importantes na área oncológica para médicos e pacientes”, finaliza o Dr. Antunes, que também irá presidir a 2ª edição do Meeting.

 

Serviço

Evento: XXI Congresso Brasileiro de Cancerologia – CONCAN 2018
II Meeting Internacional de Oncologia do Hospital Leforte
Público-alvo: Médicos oncologistas e demais especialidades
Data: 29 a 31 de agosto
Local: Belém/Pará
Informações: http://concanbelem2018.com.br/

Search

+