Gripe e resfriado: quais são as diferenças?

Gripe e resfriado: quais são as diferenças?

Todo mundo confunde gripe e resfriado, afinal os sintomas são bem parecidos. Mas como diferenciar um do outro?


A principal diferença entre ambos é a intensidade. No resfriado, os sintomas são mais leves e têm menor duração. Ele afeta somente a região superior do pulmão, enquanto a gripe pode afetar todo pulmão.

 

Resfriado

 

O resfriado é causado por vírus – o mais comum deles é do subtipo rinovírus. Em alguns casos, dura um pouco mais (até uma semana), causando também obstrução nasal, espirros e dor de garganta. Embora menos grave, exige cuidados para não evoluir para uma gripe.

 

 

Gripe

 

Os sintomas da gripe são muito semelhantes aos do resfriado, porém mais intensos. Em alguns quadros pode durar até duas semanas, causando febre, tosse, fortes dores de cabeça, e muscular, garganta e olhos e coriza. Pode evoluir para pneumonia se não houver tratamento adequado.

Portanto, se você apresenta um ou mais sintomas descritos acima, fique atento. Se possível, procure orientação médica.

Conte com o pronto-socorro de nossas Liberdade, Morumbi e Santo André, e com o Pronto Atendimento da unidade Kids Leforte, em Santo Amaro. Atendemos a todas as especialidades, em todos os níveis de complexidade. Nossas equipes são altamente especializada, seguem protocolos internacionais e oferecem atendimento de excelência.

 

Baixe o nosso aplicativo e adiante o check-in no PS.

 


 

Leia mais:

O que colocar na lancheira das crianças?

Saúde do coração da mulher

Hipertensão arterial

Search

+