Fórum Lean Healthcare debate metodologia e reúne especialistas


Ganho de qualidade

Hoje, no auditório do Hospital Leforte unidade Liberdade, ocorreu o I Fórum Lean em Saúde, evento organizado pelo Hospital Leforte – Ensino e Cultura e pela Hominiss Consulting. Para dar a adequada explicação sobre os ganhos que a metodologia Lean pode trazer, o fórum contou com palestrantes de diferentes esferas de atuação da área da saúde.

O objetivo do fórum foi apresentar a profissionais da área da saúde a filosofia Lean de gestão, que visa a qualidade a partir de processos mais eficientes, capazes de identificar falhas. As correções desses gaps resulta em modelos de alta performance, qualidade e expressiva redução de custo e desperdícios.

O gerente de Qualidade, Projetos e Processos do Grupo Leforte, Claudio Barban, abriu a manhã de apresentações contando a experiência de sucesso do Leforte que, em janeiro de 2018, implantou as “slas lean” (modelo Toyota de produção) nos centros cirúrgicos. Armários padronizados com materiais e medicamentos para uso imediato foram colocados em cada sala cirúrgica, sem a necessidade da saída do técnico de enfermagem do local para buscar materiais. A solução surgiu a partir da aplicação do Lean conseguiu zerar as faltas, reduzir o custo com estoque e uma conta-cobrança mais receptiva.

Martha Regina de Oliveira, CEO da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp), trouxe um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que mostra como é preciso avançar em gestão de processos na área da saúde. Segundo o estudo feito a partir de informações de hospitais associados à Organização, mais de 10% do custo hospitalar referem-se a correção de erros preveníveis.
 

Fórum Lean Healthcare reuniu profissionais e especialistas no auditório do Hospital Leforte Liberdade

 

Também participaram do fórum:

– Ivan C.M. Linjardi, diretor administrativo da Unimed São Carlo, que falou sobre a criação da cultura de melhoria contínua na Unimed

– Dr. Carlos Frederico Pinto, Diretor Executivo do Instituto de Oncologia do Vale, sobre Jornada Lean no IOV

– Marcelo Ramos, enfermeiro coordenador do pronto-socorro do Hospital leforte Liberdade, que trouxe a experiência do Lean no PS na unidade

– Tiago Damasceno, CIO do Hospital Leforte, que falou sobre o papel da T.I. como estratégia de negócios na área hospitalar

– Jorge Oishi, sócio da Statsol, que conclui a manhã de palestra com o tema “Big data e analytics aplicado aos hospitais”
 

Conheça o Ensino e Cultura

 

Leia mais:

Lean Healthcare como aliado para redução de custos hospitalares

Lean Seis Sigma: você sabe o que é?

O que colocar na lancheira das crianças?

Search

+