Fevereiro Laranja/Roxo

Conscientização é o principal

Fevereiro é o mês de falarmos mais amplamente sobre doenças com incidências importantes na população: Leucemia, Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer.

A Leucemia é representada pela cor laranja, e trata-se de um câncer que ocorre nos tecidos que formam o sangue, incluindo a medula óssea. Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).

Já o roxo busca enfoque nas outras três patologias, cujos sintomas podem comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente e seus familiares. Sobre o Mal de Alzheimer, por exemplo, institutos de pesquisa do mundo inteiro mostram que a tendência mundial é de crescimento no número de casos. As pessoas estão vivendo mais (e a expectativa de vida tende a aumentar com os avanços da Medicina), e o Alzheimer é uma doença que acomete, na grande maioria, idosos.

Alzheimer

Leucemia

Dados de 2018 do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam 10.800 novos casos da doença, com 5.940 homens e 4.860 mulheres afetadas.

Lúpus

Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é a forma mais séria da doença e também a mais comum afetando aproximadamente 70% dos pacientes com lúpus. Ele afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes, com risco mais elevado de início de LES durante a idade fértil.

Fibromialgia

De 2% a 10% da população mundial, mais comum em mulheres entre 20 a 50 anos de idade (American Society of Interventiomal Pain Physicians)

Mal de Alzheimer

Dos 55 mil novos casos/ano de demências no País, a maioria é decorrente de Alzheimer (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia)

Como identificar
as doenças e tratar?

Estamos falando de doenças muito distintas, mas que, dentro de suas características, apresentam sinais passíveis de atenção. Por isso, as campanhas como o Fevereiro Laranja e Fevereiro Roxo são tão valiosas, porque com informação, tanto a pessoa acometida pela doença como familiares conseguem perceber, caso comecem a aparecer sintomas, que algo não vai bem.

Os avanços tecnológicos e dos métodos diagnósticos, associados a uma abordagem de caráter preventivo, permitem o controle adequado de tais enfermidades e proporcionam melhor qualidade de vida.

Saiba como identificar as doenças e quais opções de tratamento disponíveis nas matérias abaixo

Lupus

 Acompanhe aqui entrevistas, matérias e demais informações sobre Fevereiro Laranja e o Fevereiro Roxo.

Lúpus, uma doença autoimune

Lúpus, uma doença autoimune

A Medicina conhece mais de 80 tipos de doenças autoimunes, que se desenvolvem quando o sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis do pró...
Leia mais