dia das mães e coronavírus

Dia das mães: dando à luz em tempos de Coronavírus

10 maio 2020 Coronavírus

Comemorado no Brasil no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães ganhou um significado especial em 2020 por acontecer em plena pandemia provocada pelo Coronavírus. A imagem de proteção ligada à figura materna torna-se ainda mais forte e significativa neste momento, em que as mães precisam redobrar os cuidados para garantir o bem estar dos filhos e de toda a família.

Como no caso de Francine Guidelli, que deu à luz ao segundo filho, um menino, no finalzinho de abril no Hospital Maternidade Christóvão da Gama, do Grupo Leforte. Ela conta que toda a gestação correu bem e que só na fase final teve um pouco de pressão alta e crise nos rins, o que coincidiu com o agravamento dos casos de Covid-19 e o início do isolamento social para diminuir os contágios.

 
foto família dia das mães
 

Parto durante a pandemia de Covid-19

“Eu já tenho uma filha com quase quatro anos chamada Helena. Antes de começar a quarentena por causa da pandemia de Coronavírus, enquanto ela estava na escola, eu preparava o almoço, cuidava da casa. O meu esposo trabalhava fora, mas me ajudava a cuidar dela, assim como os meus pais e os meus sogros”.

Ela conta que as mudanças provocadas pela pandemia – o esposo ter que trabalhar em casa e a interrupção das aulas da filha – provocaram insegurança e medo. “Ainda mais porque tudo isso aconteceu no final da minha gestação. Então, conforme os dias passavam, eu ficava com mais receio de que pudesse acontecer alguma coisa. Mas, tive que enfrentar”.

“O que me deixou mais tranquila foi que, em todas as consultas e exames no Hospital, eu via que tudo é bem separado de onde ficam as pessoas em tratamento por causa do Coronavírus. A parte da maternidade não é próxima. E quando fiquei internada para ter o bebê, gostei demais do atendimento, tudo bem organizado. Tive muita ajuda das enfermeiras para tudo”, conclui.

 

O Hospital Maternidade Christóvão da Gama – HMCG

A maternidade do HMCG – mesmo durante o período de isolamento social, é possível conhecer as instalações da maternidade do HMCG sem ter que sair de casa. Para isso, o Grupo Leforte disponibiliza um tour em vídeo. A visita virtual leva, primeiro, até o berçário. Depois, conduz à enfermaria, em seguida a um dos apartamentos individuais e finaliza em uma suíte. Assim, é possível ver todas as áreas e a estrutura que receberá as futuras mães e seus bebês.

Curso do HMCG para gestantes – é comum os futuros pais ainda terem muitas dúvidas no momento que antecede o parto. Por isso, o Hospital e Maternidade Christóvão da Gama preparou um curso para esclarecer questões, como pré e pós-parto, aleitamento materno e os cuidados essenciais com o recém-nascido. Agora, o curso pode ser feito online. Basta preencher o formulário de inscrição na página do HMCG na internet para ter acesso gratuito às videoaulas.

 

 

Conteúdos relacionados no site do Grupo Leforte

 

Search

+