IX Simpósio de Nutrição Hospitalar Hospital Leforte

Desnutrição Hospitalar – simpósio discutirá o tema

Por Patricia Ramos, coordenadora do Serviço de Nutrição e Gastronomia do Hospital Leforte – unidade Liberdade


A desnutrição hospitalar foi identificada nas décadas de 1970 e 80, desde então, preocupa os profissionais da saúde devido à grande importância do estado nutricional no tratamento e na recuperação dos pacientes.

A desnutrição apresenta como principais complicações: pior resposta imunológica, atraso no processo de cicatrização, risco elevado de complicações cirúrgicas e infecciosas, maior probabilidade de desenvolvimento de lesões por pressão, aumento no tempo de internação e também do risco de mortalidade, consequentemente, com considerável aumento dos custos hospitalares.

Em 1998, o estudo brasileiro IBRANUTRI, realizado com 4 mil pacientes, mostrou que 48,5% dos pacientes internados estavam desnutridos. Após 20 anos a situação não mudou: estudo feito em 2016, englobando a America Latina, mostrou que entre 40% e 60% dos pacientes internados estavam desnutridos.

Com isso podemos dizer que a Desnutrição Hospitalar é uma das maiores doenças dentro dos hospitais e que não é vista pelos profissionais de saúde.

Em 2018, a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral lançou a campanha Diga Não à Desnutrição, com o objetivo de reverter a situação.

Com a finalidade de discutir esse importante tema, o Hospital Leforte promoverá, no próximo dia 15 de março, em São Paulo, o IX Simpósio de Nutrição. Participarão nutrólogos, nutricionistas, fonoaudiólogo, enfermeiros e profissionais de outras áreas da saúde.

Search

+