oficina de beleza

Oficina de beleza ajuda a resgatar autoestima de pacientes


“Costumo passar um lápis ou rímel quando saio de casa, mas acho que vou mudar isso. Gostei muito do que estou vendo aqui”.

Maria Lúcia de Lima descreveu o que sentia enquanto dava os retoques de blush, durante a oficina De Bem com Você – a beleza contra o câncer. Parceria do Leforte Ensino e Cultura com a ABIHTEC, a oficina é destinada a mulheres que estão em tratamento de câncer no Leforte Oncologia ou em acompanhamento.

Todas as primeiras quartas-feiras do mês, uma equipe de voluntárias recebe entre 10 a 12 pacientes para uma aula de automaquiagem no hall do ambulatório de oncologia do Hospital Leforte Liberdade. As pacientes aprendem truques para realçar os traços do rosto, ganham um kit de maquiagem e aprendem formas diferentes de amarração de lenços para a cabeça. O objetivo é o resgate da autoestima.

Lucilene Souza, enfermeira referência da TMO do Leforte Oncologia, é quem organiza a lista de pacientes e acompanha toda a atividade com outras enfermeiras. Ela afirma:

“É muito nítida a mudança no rosto delas no fim da oficina. E não me refiro à maquiagem em si, mas o que estar maquiada causa a cada uma. O câncer é uma doença que pode ser devastadora, e o que fazemos aqui é proporcionar a elas esse resgate, para que se sintam mais bonitas.”

Durante o tempo em que estão juntas – cerca de 2 horas – as pacientes interagem entre si e compartilham suas histórias. A Maria Lucia também compartilhou a dela. Contou que descobriu um câncer na mama em maio de 2017 e, atualmente, faz radioterapia no Leforte. E disse, assim como outras pacientes, que sai motivada, pois lembrou como faz bem se cuidar.

“As mulheres trazem experiências diversas e quando estão em contato, percebem como cada uma luta contra a doença. E isso fortalece, porque a esperança de uma contamina a outra”, enfatizou Ilza Cabral Luiz, voluntária da oficina há um ano.

O Instituto ABIHPEC, braço da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, trouxe o projeto De Bem com Você – a beleza contra o câncer para o Brasil há seis anos. Desde que começou no Leforte Oncologia, a oficina já atendeu cerca de 120 pacientes. É realizada há quatro anos na Unidade Higienópolis e há pouco mais de um ano na Unidade Liberdade.

 

Leia mais:

Dr. Tércio Genzini fala sobre a incidência e os fatores de risco do Câncer de Pâncreas

Saúde do coração da mulher

A importância do coração no tratamento do câncer

Search

+