consumo consciente

Consumo consciente de água e outros recursos

O consumo consciente é responsabilidade de todos. A humanidade consome mais recursos naturais do que o planeta é capaz de renovar. São vários os tipos de desperdícios, e, pode soar como clichê, cada um fazendo sua parte os resultados positivos podem ser expressivos.

Políticas sustentáveis sempre fizeram parte das iniciativas da rede de hospitais Leforte. Uma dessas iniciativas é relacionada ao consumo de água. Uma série de medidas foram tomadas visando a redução do desperdício e um consumo consciente.

O Brasil é um país rico em recursos hídricos, o que não elimina a necessidade de medidas austeras no controle do consumo. As reservas têm diminuído ano a ano, e é importante a conscientização de cada indivíduo, sendo que as empresas têm um papel relevante nessa tarefa. Medidas simples poderiam reverter esse quadro.
 

Leforte: um hospital sustentável

O grande desafio de um hospital é ganhar eficiência energética sem sacrificar a qualidade da assistência médica. Uma estrutura complexa como a dos serviços de saúde exige um alto consumo de água, energia elétrica e gás natural para suprir processos operacionais (como aquecimento de água, controle de temperatura e umidade em ambiente interno, iluminação entre outros) e processos clínicos.

A rede de hospitais Leforte investe continuamente em tecnologias voltadas à utilização de energias alternativas limpas e renováveis que resultam tanto no ponto de vista ambiental quanto no econômico.

Além disso, programas de educação continuada e campanhas de conscientização são realizados com colaboradores e parceiros.
 

Sistema de reuso e tratamento de água da chuva do Hospital Leforte

 

Não desperdiçar nem uma gota

Várias ações foram tomadas pela rede de hospitais Leforte visando um consumo consciente dos recursos hídricos.

  • Adaptação de torneiras com inclusão de redutores, que evitam o desperdício da água
  • Instalação de um poço artesiano
  • Implantação de sistemas de captação, tratamento e reutilização da água. É feita a captação da água da chuva e, também, o tratamento da água de chuveiros e torneiras para uso nas descargas de bacias sanitárias e nas áreas externas para lavagem de calçadas e irrigação de jardins.
  • As modernas autoclaves do hospital são ecoeficientes e reduzem o consumo de água em até 100 mil litros por mês.

 

Outras ações de sustentabilidade

A rede de hospitais Leforte investe, também, em outras frentes para o consumo sustentável de recursos, como:

  • Captação de energia solar: sistema responsável por reduzir em 25% o consumo de energia nas áreas onde está instalado.
  • Sistema inteligente de chamada dos elevadores: implantado em 2011, permite a economia de aproximadamente 10% do consumo de energia elétrica
  • Secadora de mãos nos banheiros: reduz o consumo de papel, e menos papel significa menos desperdício.
  • Reciclagem de materiais: com o comprometimento de todos, o hospital conseguiu elevar o índice de reciclagem.

Painéis de captação de energia solar instalados no Hospital Leforte Liberdade: Redução de 25% do consumo de energia.

 

Como o cidadão pode auxiliar?

 Cada pessoa é responsável pelo seu consumo e atitudes simples, no dia-a-dia, podem ajudar o meio-ambiente, além de representar uma economia financeira. A seguir, algumas ações que podem ser realizadas:

  • Reduzir o tempo do banho
  • Não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes
  • Consertar vazamentos rapidamente
  • Não deixar a luz acesa sem necessidade
  • Não deixar aparelhos eletrônicos, como rádio e televisão, em stand-by, dessa maneira eles consomem energia sem necessidade
  • Reciclar papel, plástico, metal, vidro e outros materiais como óleo de cozinha. Há postos de coleta espalhados pela cidade ou o descarte pode ser feito através de coletas seletivas que passam no bairro
  • Evitar sacos plásticos em supermercados, dar preferência às sacolas reutilizáveis
  • Usar garrafinha de água ou caneca para chá e café, evitando o uso de copos plásticos descartáveis
  • Imprimir apenas o que for necessário.

 

O Hospital Leforte busca sempre oferecer a melhor qualidade nos serviços prestados e preza pelo aprimoramento dos processos. Utilize o Check-in no pronto-socorro (adulto e infantil) pelo App do Leforte e inicie o atendimento antes mesmo de chegar ao hospital.

 

Leia mais:

Transplantes sem Fronteiras

Dra. Talita Rizzini sobre o atendimento pediátrico

Confira o Especial Mulher

Search

+