Endometriose

O que é e como tratar a endometriose


 

O que é endometriose

Cólicas menstruais muito intensas não são naturais ao organismo. Além de causarem desconforto à mulher, afetam a sua vida social e, também, a profissional. Especialistas afirmam que dores podem ser sinal de doenças, como a endometriose, que pode, inclusive, interferir na possibilidade de engravidar.

A endometriose é uma doença que atinge uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva, e costuma manifestar os primeiros sintomas já na adolescência. Afeta o endométrio que, ao invés de ser expelido, segue em direção oposta e atinge outros órgãos do sistema reprodutor e, também cavidade abdominal.

 

O que é o endométrio?

O endométrio é uma camada de tecido que reveste o interior do útero. É o local onde o óvulo se fixa quando fecundado. Se não ocorre a fecundação, sua descamação e renovação ocasiona a menstruação.

A presença do endométrio fora da cavidade uterina caracteriza a endometriose. Os órgãos geralmente afetados são útero, ovários, trompas, intestino grosso e bexiga. Durante a menstruação, todo o endométrio descama, e após esse período volta a se desenvolver, ação que também ocorre com o tecido excedente e, por isso, surgem dores intensas e grande desconforto para a mulher.
Como tratar Endometriose

Principais sintomas da endometriose

• Cólica menstrual intensa (em mais de 90% dos casos)
• Menstruação irregular
• Dores pélvicas fora do período menstrual
• Dor durante a relação sexual
• Dor ao urinar ou defecar
• Sangramento nas fezes ou na urina
• Infertilidade (cerca de 40% dos casos de infertilidade estão ligados à endometriose)

Diagnóstico

Apesar de atingir cerca de seis milhões de mulheres no país e ser a maior causa de infertilidade feminina, a endometriose ainda é uma doença ginecológica desconhecida por 55% das brasileiras com mais de 18 anos.

Já a partir da primeira menstruação é preciso atenção, especialmente a cólicas intensas, uma vez que um diagnóstico precoce ajuda a reduzir a progressão da doença.

O ginecologista, desconfiando da doença, solicita exames de sangue e de imagem além de biópsia. Se confirmada a suspeita, o tratamento pode ser iniciado.

Como tratar Endometriose

A endometriose é uma doença que não tem cura, e o tratamento medicamentoso visa reduzir ao máximo os sintomas. Em casos mais graves ou no caso de infertilidade, a cirurgia é indicada.

Segundo a Dra. Elaine Nunes Castro Silva, ginecologista do Hospital Leforte, a videocirurgia para remoção completa da doença e preservação dos órgãos genitais em alguns casos é ainda a melhor opção, contudo, a médica alerta que

“a utilização de medicamentos específicos para endometriose, como Dienogeste e Goserelina, tem relevância, assim como implante de DIU hormonal, inclusive para diminuir o risco de recidiva e melhorar a qualidade de vida.”

 

 

Leia mais:

Perguntas e respostas sobre a hipertensão arterial

Saúde do coração da mulher

A importância do coração no tratamento do câncer

Search

+