Como manter o peso até as festas de fim de ano

Como manter o peso até as festas de fim de ano!

Nossa equipe de Nutrição elaborou um cardápio básico e bastante nutritivo para os dias que antecedem as festas de fim de ano. Basta variar alguns alimentos para a dieta não enjoar das combinações.

Café da manhã

Leite desnatado ou suco de laranja batido com ameixa e chia, pão integral, requeijão light, mamão papaia, chá de camomila.

Pode substituir:

  • o pão por torrada
  • o requeijão por queijo fresco
  • o chá de camomila por qualquer outro que agrade
  • o mamão é importante, pois ajuda na função intestinal, mas para não enjoar, substitua por uvas, ameixa ou pêssego

Lanche da manhã

Um punhado de passas ou de castanha-do-pará ou uma fruta pequena ou um suco de uva integral.

Almoço

Uma colher cheia de arroz integral com cenoura ralada e gergelim moído, uma concha rasa de feijão simples, um filé de frango assado, salada de folhas (alface, rúcula, agrião), azeite extravirgem.

Pode substituir:

  • o arroz integral por massa integral com molho de tomate (evite molhos brancos) ou uma batata média assada
  • o feijão por lentilha ou ervilha ou grão de bico ou soja
  • o frango por posta de peixe, duas sardinhas assadas ou cozidas, filé pequeno de carne vermelha sem gordura ou um omelete com duas claras e uma gema
  • a sala de folhas é importante manter, mas é super válido acrescentar tomate, palmito, azeitonas, pepino e abobrinha

Importante: espere de 10 a 15 minutos para beber algum suco (de preferência integral e sem açúcar) e apreciar a sobremesa (uma fatia de abacaxi ou manga picada ou 4 morangos).

Lanche

Iogurte desnatado com semente de linhaça (de preferência moída) ou um suco de fruta natural com uma fatia fina de queijo branco ou duas torradas com patê ou geleia

  • o patê pode ser de berinjela e abobrinha, por exemplo. E a geleia de fruta somente sem açúcar.

Jantar

  • uma porção pequena de massa integral com molho de tomate caseiro

Uma porção pequena de massa integral com molho de tomate caseiro. Incremente com cubos de queijo minas e ervas frescas (manjericão é sempre um ótimo ingrediente). Complemente com azeite extravirgem.

Pode substituir:

  • a massa integral por uma omelete com duas claras com chia e linhaça ou salada com folhas e legumes (abobrinha, berinjela, cenoura, palmito, tomate…)

Evite líquido nos próximos 30 minutos. E se quiser uma sobremesa, nada de flans, bombons, doces com creme de leite ou leite condensado. Opte sempre por uma fruta.

 

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