imagem post artrose

Saiba o que é artrose, doença reumática com mais casos no Brasil

A artrose é a doença reumática mais frequente, sendo responsável por 30 a 40% dos atendimentos nos ambulatórios de reumatologia, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Também chamada de osteoartrite, osteoartrose e doença articular degenerativa, ela afeta 80% das pessoas com mais de 65 anos no mundo todo. De acordo com a Organização Mundial da saúde, o Brasil só perde para os Estados Unidos no percentual de casos.

Para falar sobre a artrose, que pode ser incapacitante e provocar dor nas articulações em muitos casos, o Grupo Leforte convidou o Dr. André Matheus Sousa Torloni. Ele é médico fisiatra e membro da equipe do Centro de Coluna e Dor do Grupo Leforte, que é coordenado pelo médico neurocirurgião Dr. Vinicus Guirado.

O que é a artrose?

Dr. André Matheus Sousa Torloni – a artrose é o tipo mais comum de artrite, um termo genérico que define a inflamação em uma articulação. Ou seja, na região onde dois ou mais ossos do nosso corpo se encontram. A artrose pode ser definida como um quadro de degeneração/desgaste de alguma articulação. Ela pode ocorrer em qualquer articulação do nosso corpo.

Além do desgaste nas articulações pelo uso ao longo do tempo, algum tipo de condição de saúde ou de atividade pode causar artrose?

Dr. André Matheus Sousa Torloni – a sobrecarga mecânica é uma causa comum de artrose, como nos esforços repetitivos ou nos quadros de obesidade, quando articulações do joelho e quadril são sobrecarregadas. Além da sobrecarga mecânica, existem outras doenças que podem comprometer articulações evoluindo para artrose, como infecções, doenças reumatológicos ou mesmo traumas e acidentes que causem lesões nas articulações.

Quais são os sinais e os sintomas da artrose?

Dr. André Matheus Sousa Torloni – dor na articulação é o principal sintoma. Existem também outros sinais, como limitação de movimento, inchaço da articulação e enrijecimento das articulações.

Como é feito o tratamento de artrose, ele envolve profissionais de mais de uma especialidade?

Dr. André Matheus Sousa Torloni – o tratamento multiprofissional é essencial no segmento de pacientes com artrose. Podemos citar que o médico e fisioterapeuta são pilares para estes quadros. O tratamento de artrose possui diferentes e variados recursos:

  • Fisioterapia analgésica e fisioterapia visando alongamento e reforço muscular;
  • Medicamentos via oral, adesivos de medicamentos e medicamentos injetáveis;
  • Procedimentos cirúrgicos em casos específicos.

No Grupo Leforte, contamos com equipe médica e de fisioterapia especializada para o tratamento e acompanhamento dos pacientes com quadro de artrose.

O que pode acontecer se o paciente interromper o tratamento da artrose devido a uma situação como o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19?

Dr. André Matheus Sousa Torloni – na interrupção do tratamento de artrose, o mais comum de ocorrer é uma piora no padrão da dor na articulação afetada. E o retorno e piora de sintomas e dificuldades que estavam controlados durante o tratamento de artrose.

Search

+