Alimente-se de forma saudável

Alimente-se de forma saudável

No verão, é relativamente comum pessoas dizerem “esse calor me tira a fome”. Daí, entram no cardápio sucos, lanches rápidos e até uma bolachinha. No entanto, alimentação saudável e equilibrada deve ser constante, do contrário, o seu bem-estar pode pagar um preço alto.

Além de muito líquido, verão também pede cuidados com a alimentação. Veja as dicas abaixo:

  • Procure fazer de 5 a 6 refeições ao dia, com intervalos a cada 3 horas. Esse fracionamento ajuda a diminuir o apetite entre as refeições, e ainda mantém o equilíbrio corporal e os níveis de energia constantes.
  • Consuma diariamente porções de legumes, verduras, frutas, leite ou derivados sem gordura e algum tipo de carne (carne vermelha, frango ou peixe). Dessa forma, você assegura a obtenção de todos os nutrientes de que o corpo precisa. Uma alimentação variada afasta os riscos de deficiência nutricional.
  • Beba bastante água durante o dia. A água tem a função de regular a temperatura corpórea por meio da eliminação de suor, dos resíduos metabólicos, pela urina, possibilita uma melhor distribuição de nutrientes pelo corpo, entre outros benefícios para saúde.
  • Evite: alimentos ricos em gordura e/ou fritos e o excesso de açúcar (balas, refrigerantes etc.). Estes alimentos podem causar o aumento da pressão arterial, acúmulo de gordura abdominal, obesidade e doenças como câncer.
  • Diminua a quantidade de sal durante o preparo das refeições e não leve o sal para a mesa. Evite alimentos industrializados, congelados e enlatados, pois costumam conter muito sódio. O excesso de sal pode provocar hipertensão, cardiopatias, problema nos rins e trombose. Substitua o sal por ervas frescas, vinagre e azeite extravirgem.

 

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