Receitas leves para alimentação saudável no inverno

Receitas leves para alimentação saudável no inverno


A estação fria chegou e apesar do inverno ser pouco rigoroso no Brasil, é preciso ficar atento à alimentação, pois nessa época nosso corpo precisa de uma pitada a mais de vitaminas e minerais para fortalecer o sistema imunológico e, dessa forma, não se render a resfriados, gripe e demais doenças típicas do inverno.

Alguns alimentos têm o poder de fortalecer o sistema imunológico e aliviar os principais incômodos que atacam no frio, como doenças respiratórias, alergias e dores musculares.

A nutricionista do Hospital Leforte, Marisa Diniz, selecionou alimentos e receitas muito bem-vindos, que aliam grande quantidade de nutrientes com bom valor calórico para não chegar na primavera com aqueles quilos indesejáveis. Vamos começar com sopa!

 

Sopas

Nesta época do ano substituir a salada do jantar pela sopa é uma ótima alternativa para nutrir, aquecer e manter nosso organismo em equilíbrio. Mas cuidado ao substituir as refeições. É preciso variar os legumes e evitar macarrão, batata e mandioca, alimentos que possuem alto índice glicêmico. Uma sopa balanceada deve ter uma porção de proteína magra, como peito de frango ou músculo, e legumes pouco calóricos, como abobrinha, berinjela, chuchu, inhame, alho-poró, aipo, couve-flor, brócolis e a abóbora.

O inhame é rico em vitamina C, que ajuda o sistema imunológico, pois participa da formação de alguns anticorpos do organismo. É também uma das fontes de potássio, mineral importante para o controle da pressão arterial. É bom reforçar que, no inverno, são frequentes as alteração da pressão arterial, principalmente em idosos.

 

Sopa de inhame com frango

 

Receitas leves para alimentação saudável no inverno
 
Ingredientes
1 inhame
1/2 cebola roxa
120 ml de água
2 folhas de espinafre picada em cubos pequenos
100 g frango cozido e desfiado
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 colher de sopa de gergelim preto
Pimenta síria, sal a gosto.

Modo de preparo
Em uma panela de pressão cozinhe o frango e depois desfie. Cozinhe o inhame e o espinafre no vapor por 10 ou 15 minutos e depois bata os vegetais no processador ou liquidificador com a água que cozinhou o frango, até virar um creme. Reserve. Refogue a cebola e o alho com azeite até dourar, misture no creme de inhame com espinafre e reserve. Acrescente o frango desfiado no creme e tempere com sal e pimenta síria a gosto. Na hora de servir, adicione o gergelim por cima.

Na hora de variar a receita, a abóbora é uma excelente opção. Indicada em dietas de baixo teor de carboidratos, o seu consumo regular traz benefícios para a saúde, pois é rica em vitamina A, C, carotenoides, fibras, luteína e zeaxantina (poderosos antioxidantes).
 

 

Leia mais:

Novidade no Hospital Leforte Liberdade: Telemedicina no Pronto-Socorro e na UTI

Mulheres Cirurgiãs

As doenças sazonais mais comuns da infância

Search

+