Alimentação saudável no Inverno: sirva chá!


Até países tropicais, em que bebidas refrescantes são sempre bem-vindas, um chá quentinho faz sucesso, e por várias razões: é gostoso, acessível, saudável e um aliado na prevenção e na recuperação de doenças como resfriados. No frio, é ainda reconfortante.

“Além de proporcionar sensação de conforto, quase aconchego, os chás oferecem muitos benefícios à saúde nesta época do ano”. Afirma a nutricionista do Hospital Leforte, Marisa Diniz. Ela selecionou algumas ótimas combinações para apreciar nesses dias mais frios. Experimente!

Obs.: a melhor maneira de preparar chás é por infusão, pois preserva as propriedades das ervas, folhas, flores e raízes.

 

Gengibre e canela, dois ótimos ingredientes

 

 
Chás de ervas claras, como camomila, erva-doce e hortelã, são saborosos, fáceis de encontrar e um recomendados para a saúde. Acrescentar gengibre é uma boa opção, porque além das propriedades anti-inflamatórias, a raiz melhora a absorção de nutrientes e alivia o estresse. O seu alto teor de vitamina C reforça o sistema imunológico, ajudando a prevenir gripes e resfriados. E a presença de zinco também faz do gengibre um excelente aliado no processo de imunidade e controle de infecções respiratórias.

A canela também é bem importante na prevenção de doenças respiratórias, devido às suas propriedades antibacterianas, expectorantes e anti-inflamatórias.
 

Chá de camomila e laranja


 
Ingredientes
500 ml de água
1 laranja descascada em pedaços
2 sachês de camomila

Preparo
Ferva a água, adicione as laranjas e mantenha em fervura por aproximadamente 2 minutos. Coloque os sachês, espere esfriar um pouco e sirva.

Benefícios:
A camomila é um calmante natural, ideal para tomar antes de dormir. A laranja traz a vitamina C (ácido ascórbico), que possui propriedades antioxidantes, atua na melhora da imunidade e no combate ao estresse.
 

Chá de gengibre/canela e hortelã


 
Ingredientes
1 pedaço de 2,00 cm de gengibre macerado
1 limão
½ pau de canela
3 folhas de hortelã
500 ml de água

Preparo
Antes de a água ferver, adicione o gengibre, a canela e metade do limão com a casca. Aguarde de 5 a 10 minutos, desligue o fogo e adicione as folhas de hortelã. Esprema a outra metade do limão e mantenha a panela tampada. Espere esfriar um pouco e sirva.

Benefícios:
Considerado um chá energético, possui propriedades anti-inflamatórias, além de prevenir a gripe e doenças respiratórias.
 

E mais:

De acordo com uma pesquisa da Northumbria University, ervas como hortelã, camomila, alecrim e lavanda provaram ter um impacto no humor e na memória, com benefícios significativos para os idosos.

Viu só! Não economize nos chás!
 

 

Leia mais:

Dr. Tércio Genzini fala sobre a incidência e os fatores de risco do Câncer de Pâncreas

Saúde do coração da mulher

A importância do coração no tratamento do câncer

Search

+