A importância da brinquedoteca hospitalar

Por Daiane Piarete, psicóloga

O objetivo da brinquedoteca é tornar o ambiente hospitalar menos assustador e o mais próximo da realidade da criança, promovendo através de atividades artísticas, brincadeiras, jogos e festas temáticas a continuidade de seu desenvolvimento e facilitando seu relacionamento com outras as crianças, entre os familiares e com os profissionais de saúde.

Através da ludicidade na internação é possível proporcionar um espaço de livre expressão à criança, possibilitando a proximidade com aspectos do seu cotidiano e principalmente auxiliando-a a tomar conhecimento sobre a rotina no hospital, sobre o seu diagnóstico, quadro clínico e tratamento. O brincar contribui para diminuição da tensão do cenário hospitalar colaborando para a recuperação do paciente pediátrico e atuando diretamente na preservação de sua saúde psíquica.

Durante o ano realizamos quatro festas temáticas, promovendo a interação do paciente, família e equipe hospitalar. Nossas festas contam com uma equipe do próprio hospital que auxilia na organização dos preparativos, além de parceiros de um grupo voluntário e de funcionários que se caracterizam conforme o tema para brincar com as crianças, levando alegria, socialização e resgatando os aspectos próprios da realidade infantil.

As atividades ocorrem na brinquedoteca, porém na impossibilidade da criança ir até o espaço comum são estruturadas atividades condizentes ao local que está hospitalizada, no próprio leito e/ou na UTI Pediátrica.

A brinquedoteca é coordenada pela equipe de psicologia, formada pelas psicólogas (Alice Alexandre Alves de Santana e Daiane Piarete), que supervisionam as atividades elaboradas pelas recreacionistas (Aline Massari da Costa Jardim e Pâmela Souza de Sá Pedrosa) também integrantes da equipe. O espaço tem seu funcionamento de segundas-feiras às sextas-feiras no horário das 8h às 17h.

 

Conheça mais do HMCG aqui.

 


Daiane
Daiane Piarete é psicóloga do Hospital e Maternidade Christóvão da Gama – Grupo Leforte.

Search

+