7 perguntas e respostas sobre câncer


1 – Como o câncer se desenvolve?

O corpo humano é formado por células que crescem e se multiplicam de maneira organizada, regular e mantendo suas funções. Uma vez doentes, as células podem crescer de forma desordenada, irregular e com alteração de suas funções, o que é chamado de processo neoplásico. A neoplasia pode crescer em tamanho, daí o nome tumor. Se essa neoplasia ou tumor for prejudicial ou maligno, recebe o nome genérico de câncer, podendo ocorrer em qualquer parte do nosso corpo.

 

2 – Como é feito o tratamento

Após consulta, exames e avaliação do seu médico, será definido o melhor tratamento entre os listados abaixo:

– cirurgia e quimioterapia
– cirurgia e radioterapia
– somente quimioterapia
– somente radioterapia
– quimioterapia

 

3 – Qual é a diferença entre quimioterapia e radioterapia?

Quimioterapia: tratamento feito com medicamentos que atuam dentro das células, interferindo no processo de divisão e crescimento. A mediação pode alcançar e destruir não somente as células cancerosas, mas também as que eventualmente tenham caído na circulação e migrado para outros tecidos ou órgãos.

Radioterapia: aplicação de radiação ionizante sobre o tumor, semelhante àquela que recebemos quando fazemos uma radiografia. Essa radiação destrói as células do câncer ou as impede de se multiplicarem. Aparelhos mais modernos são mais eficientes, atingindo praticamente apenas células doentes.

Equipamento de última geração para o tratamento radioterápico Elekta Infinity, inaugurado recentemente no Leforte Oncologia

4- Atividades físicas ajudam no tratamento?

Recentes pesquisas mostraram que a prática de exercícios físicos não é só possível durante o tratamento, como também melhoram a disposição, o corpo e a qualidade de vida. Mas antes de iniciar qualquer atividade, é recomendado consultar um médico para adaptar um programa de atividades, pois o que pode ser de baixa ou moderada atividade para uma pessoa saudável, pode parecer uma atividade de alta intensidade para alguns pacientes em tratamento.

 

5- Faço tratamento contra o câncer. Posso tomar bebidas alcoólicas?

Não é proibido tomar bebida alcóolica, a não ser que tenha alguma contraindicação médica, porém, é aconselhável parar ou diminuir o seu consumo durante todo o tratamento.

 

6- Quais são os efeitos colaterais da quimioterapia?

Os quimioterápicos não atingem somente as células doentes, mas também as células sadias e, devido a isso, podem surgir efeitos colaterais que variam de acordo com o tipo de medicação, como vômitos, diarreia, mucosite, fadiga, boca seca, dormência ou formigamento, alteração de paladar, prisão de ventre, entre outros.

 

7- Qualquer pessoa pode perder os cabelos durante a quimioterapia?

A intensidade da alopecia (perda de cabelos) depende da medicação utilizada, podendo começar algumas semanas após a primeira dose do tratamento. Apesar de ser um efeito desagradável e que pode afetar a autoimagem, lembre-se que é uma situação temporária.

Fonte: Revista Bem-Estar

 

 


 

Leia mais:

O que colocar na lancheira das crianças?

Saúde do coração da mulher

Hipertensão arterial

Search

+