5 mitos e verdades sobre gravidez


Muitas dúvidas surgem na primeira gestação devido ao excesso de informação que mães e pais recebem durante o período, mas nem todas elas são verdadeiras. Listamos e explicamos as principais delas aqui.

 

1- Dá para adivinhar o sexo do bebê pelo formato da barriga (MITO)

O formato pode revelar se a criança será menino ou menina? E o tamanho?

 

Com certeza, você já deve ter ouvido falar que barriga pontuda é sinal de que o bebê é menino, e se a barriga for redonda é uma menina. Mas na verdade, isso é apenas superstição. Somente a ultrassonografia pode desvendar o sexo do bebê.

 

2- Grávidas podem apresentar alteração na visão (VERDADE)

A alteração na visão acontece devido a variação hormonal e pode desaparecer após o fim da gestação. Desconforto com lentes de contato, aumento de grau e maior sensibilidade à luz são algumas das mais comuns.

 

3- Grávida não pode pintar o cabelo (DEPENDE)

Essa é a dúvida de muitas gestantes no início da gravidez. Especialistas aconselham que a gestante não tinja os cabelos nos primeiros três meses de gravidez, período em que os tecidos e órgãos fetais estão se formando.

É recomendado fazer o procedimento após 20 semanas. Colorações vegetais, tonalizantes, hena pura ou marcas que não tenham produtos químicos em sua fórmula são alternativas para substituir a tintura convencional

 

4- Toda gestante sente enjoo (MITO)

 

A maior parte dos enjoos ocorre nas primeiras 12 semanas de gravidez, mas de forma alguma é uma regra para todas as gestantes

Durante o primeiro trimestre da gravidez, é comum que muitas mulheres sintam enjoo, mas isso não é uma regra já que a sensação varia de organismo para organismo.

 

5- Gestante tem que comer por dois (MITO)

A alimentação deve receber cuidado especial durante a gravidez. Mas se a gestante não manter uma dieta equilibrada, pode aumentar os riscos de parto prematuro, dificuldade no trabalho de parto, diabetes, hipertensão, distúrbio na tireoide e ainda contribuir para o aumento de peso do feto.
 


 

Leia mais:

Os inúmeros benefícios da amamentação

Saúde do coração da mulher

O cuidado integral de nossas crianças

Search

+