Ortopedia

   

Ortopedia

O Leforte possui um completo Centro de Ortopedia, focado na assistência às vítimas de lesões ortopédicas e pacientes politraumatizados. Com uma equipe médica integrada e corpo clínico especializado, o espaço dispõe de atendimento que vai desde o Pronto-Socorro até a fase de reabilitação, passando por consultas ambulatoriais, exames diagnósticos e cirurgias.

Núcleo de Joelho

O joelho é a articulação do corpo formada pela extremidade do fêmur, da tíbia e da patela, conhecida como rótula. Para seu bom funcionamento, o joelho precisa de estabilidade, produzida pelos ligamentos e ossos. O joelho permite uma série de movimentos de flexões e rotações. O Centro de Ortopedia do Leforte conta com uma equipe preparada e aparelhos de última geração para o diagnóstico e tratamento de fraturas no joelho e lesões como torções, rompimentos de ligamentos e cartilagens e inflamações.

 

 

O Dr. Leandro Shimba, ortopedista do Leforte Liberdade especializado em joelho, conta como o corpo trabalha quando pedalamos.

Núcleo de Mãos e Punhos

A mão é um órgão motor de grande sensibilidade, constituído por tecidos como nervos, pele, tendões, ossos, ligamentos e articulações, o que permite o ato de manipulação e tato direto. Sua anatomia é bastante complexa para garantir a perfeição dos movimentos. O Centro de Ortopedia do Leforte trata fraturas e inflamações nas mãos e punhos. Entre as mais comuns estão as lesões indiretas (caracterizadas por torções nos dedos), traumas diretos (quando há fratura da mão fechada) e luxações. O tratamento pode ser cirúrgico ou conservador, com uso de gesso e talas. A importância da avaliação imediata e do tratamento precoce permite a continuidade do bom funcionamento das mãos.

Núcleo de Ombro e Cotovelo

O ombro é um conjunto de articulações, tendões e músculos, responsável por alguns movimentos do braço. O excesso de peso sobre esta articulação e movimentos repetitivos podem causar lesões e fraturas. Elas podem se apresentar apenas quando há movimentação do membro ou ser frequentes. O Centro de Ortopedia do Leforte atua no tratamento de fraturas e lesões no ombro, como tendinite, bursite, artrite e lesões de instabilidade. É importante procurar um especialista sempre que houver presença de dor intensa ou temporária para realizar um diagnóstico e iniciar o tratamento, prevenindo complicações maiores nos ossos, músculos e articulações. O tratamento pode envolver terapia física, imobilização e prescrição de medicamentos para aliviar a dor. Procedimentos cirúrgicos são necessários apenas para casos de deslocamentos e rompimento de ligamentos.

Núcleo de Pé e Tornozelo

O pé é constituído por tecidos, nervos, pele, tendões, ossos, ligamentos e articulações. Por serem responsáveis por parte do peso e equilíbrio do corpo, os pés apresentam algumas das principais lesões ortopédicas existentes. O Centro de Ortopedia do Leforte dispõe dos mais variados tratamentos para fraturas e lesões nos pés, como torções, luxações e inflamações. No caso de pessoas que praticam esportes, o impacto no chão costuma gerar complicações nos pés. Além disso, os pés também podem ser chatos e apresentar problemas como joanetes e deformidades nos dedos, que atrapalham o andar confortável. O tratamento pode ser conservador (imobilizando o órgão), medicamentoso ou até cirúrgico.

Núcleo de Quadril

O quadril é a articulação do corpo responsável pela junção dos ossos da bacia ao fêmur. As lesões e fraturas nesta área do corpo ocorrem, em sua maioria, devido a quedas. Além disso, é comum haver o diagnóstico de desgaste e artrose. O Centro de Ortopedia do Leforte atua no tratamento de fraturas e lesões no quadril, como as femoroacetabulares, quando a articulação do quadril apresenta um desencaixe nos movimentos. Pessoas que praticam esportes podem adquirir lesões extra-articulares, que provocam sintomas de dor no quadril e na coxa. Além disso, pode haver fraturas por estresse, causadas por cargas repetitivas, comuns em corredores e triatletas. O tratamento pode envolver imobilização, prescrição de medicamentos ou cirurgia.