Núcelo de Nódulos da Tireoide

   

Núcelo de Nódulos da Tireoide

O Centro de Oncologia do Leforte Liberdade disponibiliza aos seus pacientes o Núcleo Avançado de Nódulos da Tireoide, que conta com equipe multidisciplinar para oferecer o que há de melhor em diagnóstico e tratamento.

A glândula tireoide é um órgão do sistema endócrino do corpo humano que se localiza na parte da frente do pescoço, logo abaixo do chamado “Pomo de Adão”.

A tireoide produz os hormônios tireoidianos (T3 e T4) que equilibram o metabolismo do nosso organismo e, no caso da mulher, ajudam a regular o ciclo menstrual.

A causa exata do câncer de tireoide não é conhecida e não há evidências estabelecidas sobre a prevenção. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado ainda são o melhor caminho: em estágios iniciais o câncer de tireoide tem mais de 90% de chance de cura.

A incidência do câncer de tireoide tem aumentado e estima-se que, no Brasil, 18 em cada 100 mil mulheres desenvolvem a doença anualmente. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer José de Alencar (INCA), o câncer de tireoide representa entre 2% e 5% do total das doenças oncológicas em mulheres e menos de 2% nos homens.

Sintomas

A presença de um nódulo na tireoide, região anterior baixa do pescoço, normalmente não indica um câncer. No entanto, se apresentar alguns dos sintomas a seguir, procure um médico:

  • Nódulo, caroço ou inchaço no pescoço que pode ou não crescer rapidamente;
  • Dor na parte anterior do pescoço, às vezes subindo para a região dos ouvidos;
  • Rouquidão ou outras alterações na voz que não desaparecem;
  • Dificuldade para engolir;
  • Problemas respiratórios;
  • Tosse constante.

Diagnóstico e Tratamento

O principal tratamento para o câncer de tireoide é cirúrgico e só é realizado se houver suspeita de malignidade pela palpação do nódulo ou pelo exame de Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF). Somente a cirurgia pode confirmar se o nódulo é maligno ou não.

A cirurgia é feita com anestesia geral e a recuperação costuma ser rápida. Para evitar inchaço ou sangramento no local do corte, o paciente deve evitar esforços físicos no pós-operatório. Não é necessário repouso total. Na maioria dos casos o paciente pode caminhar, trabalhar e movimentar o pescoço na primeira semana após a operação.

Depois da cirurgia, o paciente deverá fazer reposição hormonal da tireoide diariamente, com acompanhamento de um endocrinologista e de um cirurgião de cabeça e pescoço.

Iodoterapia para o câncer de tireoide

Nos casos de câncer de tireoide, a Iodoterapia é um tratamento complementar à cirurgia de retirada da glândula tireóide (tireoidectomia). O iodo radioativo é ministrado por via oral e o paciente permanece internado por pelo menos um dia para receber os cuidados de radioproteção necessários. O tratamento requer um preparo prévio com uma dieta pobre em iodo por 15 dias e suspensão de alguns medicamentos que possam interferir no sucesso terapêutico.

Depois da alta hospitalar o paciente deve tomar alguns cuidados: dormir sozinho durante a primeira semana, evitar contato prolongado com as outras pessoas da casa e separar seus utensílios de higiene pessoal. Na semana seguinte ao tratamento é realizada a PCI (pesquisa de corpo inteiro), imagem que fornecerá ao médico as áreas do corpo que captaram o iodo. O tratamento com Iodo-131 é um método bastante seguro e eficaz no câncer diferenciado de tireoide, com poucos efeitos colaterais nocivos ao organismo.

O Centro Avançado de Nódulos da Tireoide do Leforte Liberdade conta com equipe multidisciplinar altamente qualificada e experiente:

Dr. Ricardo Antunes – CRM 50001 – Coordenador da Cirurgia Oncológica Leforte Liberdade

Dr. Paulo Rizzo – CRM 71516 – Coordenador do Serviço de Endocrinologia – Leforte Liberdade

Dra. Maria Gabriela Bulisani – CRM 146034 – Endocrinologista Leforte Liberdade

Dra. Maria Fernanda Ozorio – CRM 152797 – Endocrinologista Leforte Liberdade

Dra. Milena Paulino – CRM 141465 – Endocrinologista Leforte Liberdade

Dra. Flavia Ricci – CRM 151159 – Endocrinologista Leforte Liberdade

Agende sua consulta e conheça o serviço.