Você Sabia? | Doenças de Inverno

Frio, baixa umidade do ar e maior concentração de poluentes aumentam as chances do aparecimento das “doenças de inverno”. Gripe, resfriado, sinusite, alergias respiratórias, crises de rinite, bronquite e asma são algumas delas. Por isso, fique atento aos sinais de alerta: tosse, coriza, obstrução nasal, expectoração, febre, mal-estar geral e falta de apetite.

Rinite e Sinusite

A rinite, inflamação da mucosa nasal, é uma das doenças mais prevalentes do mundo, atingindo mais de 20% da população. Nariz obstruído, coçando e escorrendo, são os sintomas mais comuns. Para aliviar o desconforto e prevenir crises lave o nariz diariamente com soro fisiológico e mantenha a casa arejada e limpa, para evitar acúmulo de pó e de umidade.

Já a sinusite é a inflamação dos seios nasais, cavidades em torno do nariz. Pode ser causada por alergias respiratórias, infecções virais ou bacterianas. Dor de cabeça, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos e/ou na testa são indicativos da doença.

Em caso de suspeita de alguma dessas doenças, procure um médico otorrinolaringologista. O serviço de otorrinolaringologia do Leforte conta com aparelhos modernos para detecção de diversas patologias. Além disso, os Prontos-Socorros do Leforte contam com otorrinos diariamente: das 08 às 18hs na unidade Liberdade e das 08hs às 20hs na unidade Morumbi.

Search

+